Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Advogado de Bolsonaro afirma que militares poderiam traí-lo em suposto golpe

Defesa nega envolvimento do ex-presidente em plano para tomada de poder

30/11/2024 às 10:22 por Redação Plox

O advogado Paulo Cunha Bueno, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta sexta-feira (29), em entrevista à GloboNews, que, caso o suposto golpe de Estado fosse concretizado, o beneficiado não seria Bolsonaro, mas sim uma junta militar. Segundo ele, o ex-presidente teria sido traído pelos envolvidos na suposta conspiração.

“Quem seria o grande beneficiado? Segundo o plano do general Mario Fernandes, seria uma junta que seria criada após a ação do Plano Punhal Verde e Amarelo. Nessa junta, não estava incluído o presidente Bolsonaro. Não tem o nome dele lá, ele não seria beneficiado disso. Quem iria assumir o governo, se esse plano terrível desse certo, seria aquele grupo, e não o Bolsonaro”, afirmou o advogado.

Jair Bolsonaro Foto: Frame de vídeo / YouTube / Metrópoles

Documento aponta plano de assassinato de Lula

De acordo com documentos apreendidos, o general Mario Fernandes, ex-secretário-executivo da Presidência durante o governo Bolsonaro, teria elaborado um plano que previa o assassinato do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Entre as alternativas consideradas, estavam envenenamento ou o uso de substâncias químicas para causar um colapso orgânico, aproveitando a vulnerabilidade de saúde de Lula.

O relatório aponta ainda que Bolsonaro teria conhecimento do plano, que incluía a eliminação do atual vice-presidente e de um ministro da Suprema Corte. No entanto, Bueno negou essa alegação, afirmando que “a trama assassina nunca chegou ao conhecimento dele”.

Advogado descarta prisão do ex-presidente

Bueno argumentou que Bolsonaro não apoiaria um golpe e, por isso, teria sido alvo de traição. Ele também declarou que o ex-presidente não tinha obrigação de denunciar a suposta conspiração, já que “é crível que as pessoas o abordassem com todo tipo de proposta”.

Quanto à possibilidade de prisão, o advogado rejeitou a ideia, defendendo que Bolsonaro deveria ser julgado por uma corte imparcial. “Não faria sentido que houvesse algum tipo de prisão. O que espero é que meu cliente seja julgado pela corte competente, por juízes imparciais e não por desafetos pessoais. Isto é o mínimo que alguém acusado, eventualmente, tem o direito de ter”, disse.

Prisões e acusações

Mario Fernandes, outros três militares das Forças Especiais do Exército e um agente da Polícia Federal foram presos na última semana, acusados de planejar a tentativa de golpe. O relatório final da investigação envolve Bolsonaro e mais 36 pessoas, com possíveis penas que somam até 28 anos de prisão.

Compartilhar a notícia

Veja também
Lula revela nova ligação diplomática entre Brasil e EUA
POLíTICA

Lula revela nova ligação diplomática entre Brasil e EUA

Após conversa com Trump, presidente brasileiro confirma telefonema entre Marco Rubio e Mauro Vieira como parte das tratativas contra o tarifaço

Moraes
POLíTICA

Alexandre de Moraes participa de palestra e diz que “tem muita gente para prender e muita multa para aplicar”

Moraes comentou as estatísticas citadas por Dias Toffoli, na qual disse que a invasão ao Congresso dos EUA no início de 2021 já levou à detenção de 964 pessoas

Sebastião Coelho defende paralisação nacional em caso de condenação de Bolsonaro
POLíTICA

Sebastião Coelho defende paralisação nacional em caso de condenação de Bolsonaro

Ex-desembargador critica Alexandre de Moraes e afirma que julgamento do ex-presidente é uma 'vergonha nacional'

Coronel Aginaldo de Oliveira deixa cargo após acompanhar Zambelli na fuga para a Itália
POLíTICA

Coronel Aginaldo de Oliveira deixa cargo após acompanhar Zambelli na fuga para a Itália

Secretário de Segurança de Caucaia pediu exoneração após afastamento por motivos familiares; ele está com a deputada, considerada foragida

para você
Menina de 3 anos morre após ingerir medicamento controlado da mãe
POLíCIA

Menina de 3 anos morre após ingerir medicamento controlado da mãe

Caso ocorreu em Castelo; irmãos da criança foram levados para abrigos e polícia investiga as circunstâncias da tragédia

Foto:  Reprodução/Instagram
FAMOSOS

Ronnie Von fala sobre vida sexual com esposa após 38 anos de casamento “Somos dois adolescentes quando se trata de sexo e não tomo “trovão azul”"

Em entrevista, o cantor e apresentador detalha relação com Maria Cristina Rangel

Ronaldo anuncia saída do futebol e revela planos no tênis e padel
ESPORTES

Ronaldo anuncia saída do futebol e revela planos no tênis e padel

Fenômeno desiste de investir em clubes após experiências no Cruzeiro e Valladolid e pretende focar em projetos ligados ao tênis e padel nos próximos anos

Atlético supera Godoy Cruz sem sustos e avança na Sul-Americana
ESPORTES

Atlético supera Godoy Cruz sem sustos e avança na Sul-Americana

Com gol de Natanael, Galo vence na Argentina e garante vaga nas quartas de final