Acampamento de manifestantes é desmontado em Ipatinga

Manifestantes prometem retornar, caso seja necessário

Por Plox

30/12/2022 10h24 - Atualizado há cerca de 2 anos

Na manhã desta sexta-feira (30), os manifestantes acampados no bairro Horto, em Ipatinga, Minas Gerais, começaram a desmontar a estrutura do local e se retirarem do canteiro central. Após 61 dias, os envolvidos encerram a manifestação, mas alertam que ainda podem retomar os protestos.

Foto: Marcelo Augusto / Plox

 

Em entrevista ao Plox, André Caminhoneiro, que esteve presente em todo o período da manifestação em Ipatinga, disse que ainda aguarda uma posição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e que, se necessário, eles irão retornar ao local. “O presidente Bolsonaro vai fazer um pronunciamento hoje. Estamos aí no aguardo né. Se não resolver, pode ter a possibilidade de voltar pra cá”, disse.

Foto: Marcelo Augusto / Plox

 

Durante todos os dias de manifestação, André explica que não teve dificuldades e exalta que a maior vitória foi ter “lutado pela democracia e pela liberdade”. “Até hoje as manifestações que eu já vi são para tirar um presidente do poder. Eu nunca vi manifestação para ficar o presidente no poder”, relata o caminhoneiro ao Plox.

Assista a live de Jair Bolsonaro: 

 

 

Por fim, André Caminhoneiro disse que não acredita que Lula irá tomar posse no dia 1º. Caso isso aconteça, ele afirma que os protestos irão continuar. “Eu não acredito que o Lula vai tomar posse. Se por ventura ele for seguir, nós vamos estar na luta brigando por um país democrático, pela nossa liberdade. A censura já está aí, o comunismo já está instalado no país. Tem muito tempo. Só que tem poucas pessoas que enxergam isso. A nossa liberdade está sendo tirada aos poucos”, finalizou.

Manifestação teve paralisação de caminhoneiros

Após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições deste ano, caminhoneiros de todo Brasil começaram a se mobilizar. Em Ipatinga, o lugar escolhido para a paralisação foi a BR-381, no bairro Horto.

Trânsito na BR-381 próximo ao bairro Horto segue congestionado em ambos sentidos. Foto: reprodução/WhatsApp. 

 

Naquela ocasião, filas gigantescas de caminhões e carretas se formaram pelas cidades e rodovias do Brasil. Em Minas Gerais, além da BR-381 em Ipatinga, outras rodovias foram alvos dos manifestantes. Em Manhuaçu, na Zona da Mata, caminhoneiros pararam no KM 590,1, da BR-116, e KM 50,4, da BR-262. Em Muriaé, próximo de Manhuaçu, a interdição acontece no KM 702 da BR-116.


 

Destaques