Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Bolsonaro segue com soluços após cirurgias e filho critica cela da PF
Em recuperação de herniorrafia inguinal bilateral e adaptação a tratamento para apneia do sono, ex-presidente ainda apresenta episódios de soluços; Carlos Bolsonaro relata condições da cela da PF e hospital prevê novos exames até quinta-feira
30/12/2025 às 12:39por Redação Plox
30/12/2025 às 12:39
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O ex-presidente Jair Bolsonaro segue com episódios de soluços, mesmo após se submeter a dois procedimentos no nervo frênico para tratar o problema. A informação foi dada por seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que relatou ter passado a noite ao lado do pai na unidade de saúde em Brasília.
Carlos Bolsonaro esteve com o ex-presidente Jair Bolsonaro no hospital
Foto: Reprodução / X / Carlos Bolsonaro
Adaptação ao tratamento e recuperação pós-cirurgia
Carlos afirmou que Bolsonaro está em fase de adaptação ao tratamento para apneia do sono, diagnosticada na segunda-feira (29/12). Segundo ele, a flora digestiva “apresenta boa evolução” após a cirurgia realizada no dia de Natal para retirada de hérnias na virilha.
Nas redes sociais, o vereador relatou que os sintomas voltaram após as intervenções no nervo frênico e mencionou o acompanhamento dos níveis de ferro no sangue do ex-presidente.
Críticas às condições na sede da Polícia Federal
O vereador também disse que Bolsonaro deve tomar nesta terça-feira seu primeiro banho de sol desde a internação. Ele criticou as condições na Superintendência da Polícia Federal (PF), onde o ex-presidente estava preso antes de ser levado ao hospital, descrevendo o espaço como um cubículo de 8 metros quadrados, com ar-condicionado central ligado constantemente e colado à parede do quarto.
Boletim médico e próximos exames
Um novo boletim médico oficial sobre o estado de saúde de Bolsonaro está previsto para a tarde desta terça-feira. A expectativa é que ele permaneça internado no hospital DF Star, em Brasília, até pelo menos quinta-feira (1º/1). Na quarta-feira (31/12), está programada a realização de uma endoscopia.
Histórico recente de internação e cirurgia
Bolsonaro está internado na unidade desde a manhã de quarta-feira (24/12), quando deixou a Superintendência da PF após 32 dias de prisão. Na quinta-feira (25/12), ele passou por uma herniorrafia inguinal bilateral, a oitava intervenção cirúrgica desde que foi vítima de uma facada durante a campanha presidencial de 2018.
O procedimento para retirada de hérnias na virilha teve duração de cerca de três horas. A previsão inicial é de que o ex-presidente fique internado entre cinco e sete dias, em processo de recuperação pós-operatória.
Avaliação da equipe médica
De acordo com o cirurgião-geral Cláudio Birolini, responsável pela operação, a cirurgia transcorreu sem intercorrências. Ele explicou que a hérnia do lado direito era maior, enquanto a do lado esquerdo estava em fase inicial, mas foi corrigida para evitar agravamento futuro.