Extra

São Paulo emite alerta para tempestade nesta terça-feira

Ventos de até 100 km/h, risco de granizo e alagamentos se somam a temperaturas até 5ºC acima da média em São Paulo, Rio e outras regiões, com grande risco à saúde

30/12/2025 às 12:31 por Redação Plox

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de “perigo de tempestade” para esta terça-feira (30), com validade para grande parte dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de áreas de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e do Distrito Federal. Paralelamente, São Paulo e Rio de Janeiro permanecem em alerta vermelho para onda de calor a partir de hoje, cenário que combina risco de tempestades intensas com temperaturas elevadas.

Há possibilidade de ventos de até 100 km/hora, queda de granizo, derrubada de árvores, alagamentos e corte de energia elétrica; aviso de onda de calor permanece em nível vermelho e abrange todo o estado.

Há possibilidade de ventos de até 100 km/hora, queda de granizo, derrubada de árvores, alagamentos e corte de energia elétrica; aviso de onda de calor permanece em nível vermelho e abrange todo o estado.

Foto: Reprodução / Agência Brasil.


Risco de ventos fortes, granizo e alagamentos

Segundo o Inmet, o alerta laranja indica possibilidade de ventos de até 100 km/h, com potencial para queda de granizo, derrubada de árvores, alagamentos, danos em plantações e interrupção no fornecimento de energia elétrica. O nível laranja é o penúltimo na escala de gravidade do instituto, ficando abaixo apenas do alerta vermelho.


Em São Paulo, o aviso de tempestade abrange grandes regiões, incluindo a área metropolitana, o litoral sul, o Vale do Paraíba Paulista, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. No Rio de Janeiro, o alerta vale para praticamente todo o Estado, com atenção especial para a região metropolitana e a Baixada Fluminense. Situação semelhante é observada em Minas Gerais, enquanto o Distrito Federal e áreas de Goiás e Mato Grosso também estão sob o mesmo nível de alerta.

Alerta amarelo em grande parte do país

Para quase todo o restante do território nacional, está em vigor um alerta amarelo, também emitido nesta terça-feira, que aponta “perigo potencial de chuvas intensas”. Nessa classificação, há previsão de ventos de até 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e interrupções pontuais de energia.

Orientações do Inmet para a população

Diante da possibilidade de rajadas de vento, o Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, por causa do risco de queda de galhos e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. O órgão também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em situações de maior instabilidade.

Onda de calor em nível máximo de alerta

O alerta vermelho de grande perigo de onda de calor entrou em vigor às 9h desta terça-feira e deve se estender até o início da noite de quarta-feira (31). De acordo com o Inmet, essa classificação significa que as temperaturas estão 5ºC acima da média histórica para esta época do ano, por um período superior a cinco dias, o que representa riscos diretos à saúde.


O alerta vermelho para onda de calor é válido para todo o Estado do Rio de Janeiro, onde a temperatura máxima pode chegar a 35ºC, e para a maior parte do Estado de São Paulo, com previsão de máxima de 30ºC. A área de abrangência inclui ainda o sul e o oeste de Minas Gerais, o sul do Espírito Santo, o leste de Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a