Número de mortes pelo coronavírus sobe para mais de 200 na China

Por Plox

31/01/2020 14h04 - Atualizado há cerca de 4 anos

A província chinesa de Hubei registrou 42 novas mortes pelo coronavírus e mais de 1.2 casos confirmados. Dessa forma, o número de mortes subiu para 213 na China e mais de 9 mil pessoas estão infectadas.
 
Nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde, a OMS, declarou que os casos de coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Os EUA tiveram a primeira transmissão local do vírus e pediu aos seus cidadãos que não viajem para a China, elevando seu alerta ao nível máximo de epidemia.

390daa6583bae07f008a3995decd28fae3c75fa7fef73e826dd969ce271e3cbdFoto: CCTV / Reprodução


 
Na Itália, Índia e Filipinas confirmaram os primeiros casos e na manhã desta sexta-feira (31), o Reino Unido também confirmou os dois primeiros casos da doença. Dessa forma, já são 21 países infectados.
 
No Brasil, nove casos continuam em investigação em seis estados brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, houve 43 notificações ao todo, mas nenhum confirmado até o momento. São 3 casos suspeitos em São Paulo, 1 em Minas Gerais, 1 do Rio de Janeiro, 1 no Paraná, 1 no Ceará e 2 no Rio Grande do Sul.

O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, explicou que o país está no nível 2 de alerta, que significa perigo eminente. Caso alguma notificação da doença seja confirmada o nível será elevado ao máximo para emergência de saúde pública de importância nacional.
 
A Anvisa continua entrando em aviões internacionais vindos da China antes do desembarque para orientar os passageiros sobre as medidas que devem ser tomadas caso apresentem sintomas da doença. E nesta quinta-feira (30), orientou empresas aéreas que atuam em Guarulhos, em São Paulo, sobre procedimentos que devem ser adotados em caso de suspeita de passageiros com o coronavírus.

Destaques