Brasil inicia vacinação contra dengue em 521 municípios

Imunizante Qdenga será disponibilizado pelo SUS a partir de fevereiro

Por Plox

31/01/2024 11h50 - Atualizado há 4 meses

O Ministério da Saúde anunciou que 521 municípios em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal iniciarão a vacinação contra a dengue a partir de fevereiro. Estes municípios integram 37 regiões de saúde identificadas como áreas endêmicas para a doença. Este passo marca um avanço significativo no combate à dengue no país, uma doença que tem sido uma preocupação de saúde pública há anos.

Foto: Plox

 

Público-Alvo e Esquema Vacinal

  • Foco nas Crianças e Adolescentes: O público-alvo da campanha de vacinação são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo que registrou o segundo maior número de hospitalizações por dengue entre janeiro de 2019 e novembro de 2023. Este grupo é considerado crítico, dada a sua vulnerabilidade à doença.
  • Esquema de Duas Doses: A vacinação será realizada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, oferecendo proteção prolongada aos vacinados.

Brasil como Pioneiro

O Brasil se destaca como o primeiro país do mundo a incorporar uma vacina contra a dengue em seu sistema público de saúde. A vacina Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do ano passado, após aprovação da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Lista de Cidades

O plano de vacinação abrange uma ampla gama de municípios em diferentes estados. Entre as cidades de Minas Gerais incluídas estão Antônio Dias, Belo Horizonte, Belo Vale, Caeté, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Jaboticatubas, Jaguaraçu, Marliéria, Moeda, Nova Lima, Nova União, Pingo-d’Água, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Santa Maria de Itabira e Taquaraçu de Minas.

 


 

Destaques