Governo libera saque do FGTS e auxílio-aluguel para vítimas das chuvas em Santana do Paraíso

Medidas emergenciais buscam aliviar os impactos das enchentes, que deixaram um morto e milhares de desabrigados na cidade mineira.

Por Plox

31/01/2025 06h05 - Atualizado há 9 dias

O Governo Federal reconheceu o estado de emergência em Santana do Paraíso, município severamente afetado pelas fortes chuvas. Com isso, a Caixa Econômica Federal liberou o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores atingidos. A iniciativa tem como objetivo fornecer um alívio financeiro às famílias prejudicadas pelas enchentes, permitindo que elas possam arcar com despesas urgentes.

Foto: Divulgação/PMSP

Auxílio-aluguel para desabrigados
Além do FGTS, a Prefeitura de Santana do Paraíso anunciou um auxílio-aluguel no valor de até R$ 700 por mês, pelo período de seis meses, para famílias que tiveram suas casas interditadas pela Defesa Civil. O prefeito Bruno Morato destacou a relevância das medidas emergenciais, mas reforçou a necessidade de soluções definitivas para o problema das moradias em áreas de risco. “Estamos buscando recursos para resolver de forma permanente os problemas das moradias em áreas de risco”, afirmou o prefeito.

Novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida
Para reduzir a vulnerabilidade das famílias que vivem em áreas propensas a deslizamentos e enchentes, Santana do Paraíso será contemplada com a construção de 50 unidades habitacionais pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. As residências serão destinadas prioritariamente a famílias que atualmente residem em locais de alto risco.

Pedidos de recursos ao governo estadual
O prefeito Bruno Morato encaminhou dois ofícios ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, solicitando suporte financeiro. O primeiro documento pede auxílio para comerciantes e famílias afetadas, além de investimentos em obras de recuperação da infraestrutura do município. Já o segundo requer a liberação de recursos do Fundo Permanente para Emergências Ambientais, provenientes de acordos ambientais, para viabilizar ações emergenciais e reconstrução das áreas atingidas.

 

 

 

Destaques