Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara de ‘Esqueceram de mim’
A canadense, referência da comédia, teve a morte noticiada nesta sexta-feira (30) após diagnóstico de uma doença não divulgada; Macaulay Culkin prestou homenagem nas redes
O Instituto Usiminas inicia 2025 com uma programação especial voltada para educação patrimonial e arte-educação. Com atrações gratuitas, a iniciativa busca aproximar escolas, instituições e a comunidade da história, arte e natureza por meio de visitas guiadas, oficinas interativas e experiências imersivas.

Aberto gratuitamente de quarta a domingo, das 10h às 18h, o Centro de Memória Usiminas é um dos destaques da programação. O espaço abriga exposições que contam a história e preservam o patrimônio de Ipatinga. Além das visitas convencionais, o público pode participar da Visita Noturna, uma experiência diferenciada que convida os visitantes a explorarem as obras de arte sob uma nova perspectiva.
O programa Rota 60 oferece um passeio guiado por pontos turísticos de Ipatinga, promovendo uma conexão entre passado e presente. Já o projeto Histórias do Aço leva os participantes a uma visita interativa à Usina de Ipatinga, onde conhecem de forma lúdica o processo de produção do aço. A experiência termina com uma oficina de pintura, utilizando tintas sustentáveis feitas com agregado siderúrgico.

Para os amantes do meio ambiente, a programação inclui uma visita ao Viveiro de Mudas da Usiminas, localizado em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Com uma área de aproximadamente 204 hectares e mais de 3 milhões de mudas cultivadas, o espaço recebe escolas, instituições e famílias para atividades de educação ambiental no projeto Aventura no Viveiro.
Interessados já podem garantir participação nas atividades pelo site Sympla (sympla.com.br/educativoinstitutousiminas) ou pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, destaca a importância da iniciativa para o desenvolvimento educacional e cultural das comunidades atendidas. “Acolhemos públicos diversos, incentivando a formação de um novo olhar a partir das artes. Iniciativas plurais que oferecemos por meio do nosso educativo reforçam o nosso compromisso social com as comunidades onde a Usiminas está presente”, afirma.

As ações fazem parte do Projeto de Implantação do Centro de Memória Usiminas, realizado pelo Instituto Usiminas com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.