Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Interdições de imóveis aumentam em Ipatinga após fortes chuvas
Cidade registra 774 imóveis interditados e mais de 2 mil vistorias realizadas pela Defesa Civil
31/01/2025 às 09:35por Redação Plox
31/01/2025 às 09:35
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Ipatinga enfrenta um agravamento na situação dos imóveis interditados após as intensas chuvas dos dias 11 e 12 de janeiro. Até a última atualização da prefeitura, nesta quarta-feira (29), já eram 774 interdições registradas. O número reflete o impacto das chuvas na estrutura das moradias, especialmente nas áreas de risco.
Foto: Redes Sociais
Ação da Defesa Civil
Para lidar com os riscos, oito equipes da Defesa Civil estão atuando diariamente, de segunda a sábado, na vistoria de imóveis. Nos últimos dias, foram realizadas 2.192 inspeções para avaliar as condições das edificações afetadas. Apesar do esforço, ainda restam 413 chamados pendentes de atendimento.
Desalojados e abrigos
Desde o início do período chuvoso, 1.958 pessoas foram desalojadas e 162 estão desabrigadas em Ipatinga. A prefeitura informou que, atualmente, 158 pessoas estão sendo acolhidas em dois abrigos da cidade.
Crime e risco de ocupação irregular
A Defesa Civil alerta que ocupar imóveis interditados é crime e representa risco de morte. A população é orientada a denunciar casos desse tipo pelo telefone (31) 3829-8181.
Como ajudar: doações e PIX
Diante da situação crítica, as autoridades destacam a necessidade urgente de doações, especialmente cestas básicas e água mineral. O principal ponto de coleta está localizado na Rua Macabeus, número 700, no bairro Canaã. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Além da entrega presencial, as doações também podem ser feitas via PIX para facilitar a contribuição da população.