Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara de ‘Esqueceram de mim’
A canadense, referência da comédia, teve a morte noticiada nesta sexta-feira (30) após diagnóstico de uma doença não divulgada; Macaulay Culkin prestou homenagem nas redes
Os motoristas mineiros devem se preparar para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025, que terá início em fevereiro. A Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) divulgou o calendário oficial, e a quitação da primeira parcela ou do valor total deve ocorrer entre os dias 3 e 7 de fevereiro, conforme o final da placa do veículo.
Quem optar pelo pagamento em cota única terá um desconto de 3% sobre o valor do imposto. Além disso, aqueles que mantiveram os débitos do veículo em dia nos anos de 2024 e 2023 poderão acumular mais 3% de desconto pelo programa Bom Pagador, totalizando uma economia de 6% no pagamento do tributo à vista.

Para os que preferirem parcelar o imposto, as três parcelas terão vencimentos em fevereiro, março e abril.
Diferente dos anos anteriores, quando o pagamento do IPVA começava em janeiro, neste ano a cobrança foi adiada para fevereiro. A mudança proporciona um alívio financeiro aos contribuintes, já que o primeiro mês do ano concentra outros compromissos financeiros, como matrículas escolares e impostos diversos.
A quitação do IPVA é essencial para o licenciamento regular do veículo junto à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas (Seplag/MG). Além do imposto, é necessário pagar eventuais multas pendentes e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos (TRLAV), cujo vencimento ocorre em 31 de março.
A inadimplência pode trazer consequências como multa, juros, inclusão do nome na Dívida Ativa do Estado e até apreensão do veículo durante fiscalizações.
Os proprietários que ainda não sabem quanto precisarão pagar de IPVA podem consultar os valores diretamente no site da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG). O acesso pode ser feito pelo menu "Tributos" e, em seguida, clicando em "IPVA".
O valor do imposto é calculado com base no valor venal do veículo, conforme a Tabela Fipe, e outras especificações previstas em lei.