Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara de ‘Esqueceram de mim’
A canadense, referência da comédia, teve a morte noticiada nesta sexta-feira (30) após diagnóstico de uma doença não divulgada; Macaulay Culkin prestou homenagem nas redes
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registrou um tremor de terra de magnitude preliminar 3.0 nas proximidades de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, por volta das 14h35 desta sexta-feira (30/1). O abalo foi sentido por moradores da cidade e captado pelas estações da rede, sendo posteriormente analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
RSBR reportou tremor de magnitude 3.0 em Sete Lagoas
Foto: Reprodução / Facebook / RSBR
De acordo com especialistas, pequenos tremores de terra em Minas Gerais são recorrentes, já que o estado concentra o maior número de abalos sísmicos registrados no Brasil. O evento em Sete Lagoas reforça esse histórico de sismicidade na região.
Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre
Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o episódio próximo a Sete Lagoas foi o terceiro sismo registrado em Minas Gerais em apenas uma semana. No dia 27 de janeiro, os municípios de Riacho dos Machados e Frutal registraram eventos de magnitudes 2.4 e 2.9, respectivamente, o que evidencia uma sequência recente de abalos no estado.
Coordenada pelo Observatório Nacional e apoiada pelo Serviço Geológico do Brasil, a RSBR é responsável por monitorar a sismicidade em todo o território nacional. A estrutura é composta por quase 100 estações sismográficas distribuídas pelo país, permitindo a detecção e análise de eventos como o registrado em Sete Lagoas.