Coronavírus: agência americana autoriza tratamento com sangue de recuperados

Por Plox

31/03/2020 13h44 - Atualizado há cerca de 4 anos

Um tratamento experimental a base do plasma do sangue de pacientes recuperados de Covid-19 foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), a agência de regulamentação dos estados Unidos. 

O tratamento é baseado em um estudo realizado na China, no qual cinco pacientes em estado grave apresentaram melhoras após serem submetidos ao tratamento. O tratamento usando o plasma, a parte líquida do sangue que é rica em anticorpos, já foi utilizado várias vezes na história no tratamento de outras doenças respiratórias, como a síndrome aguda respiratória (SARS), em 2003, da síndrome respiratória do Oriente médio (MERS), em 2013, e até mesmo na pandemia da gripe suína (H1N1), em 2009. 

blood-1813410 1280 Foto: Pixabay

 

No entanto, historicamente também já foi provado que o uso do plasma não é eficaz no tratamento de todas as doenças. Com a aprovação da FDA, médicos licenciados do país poderão usar o plasma de pacientes recuperados para tentar fazer com que pacientes em estado grave com o novo coronavírus melhorem, mas ainda não poderá ser usado como método preventivo. 

Destaques