Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Falta de testes para Covid-19 no Vale do Aço deixa população apreensiva

    Os testes evitam que as autoridades desperdicem recursos com pessoas que não estão doentes

    Por Plox

    31/03/2020 08h25 - Atualizado há quase 4 anos

    Em tempos de pandemia de Codiv-19, o rápido diagnóstico é fundamental para traçar estratégias e medidas para tentar controlar a doença. Para isso, é necessário que se possa diagnosticar com rapidez cada um dos casos, o que não tem acontecido. A falta de testes em todo o Brasil preocupa e deixa a população apreensiva.

    Somente na região do Vale do Aço são mais de 1.500 casos suspeitos e apenas três casos puder ser confirmados. A falta de testes é um dos motivos de que muitos casos não sejam confirmados ou descartados. Em contato com a Prefeitura de Ipatinga, a assessoria informou por meio de nota, que, quando há kits, os testes não são feitos em todos os pacientes suspeitos e sim naqueles do grupo de risco [acima de 60 anos] e em pacientes internados. 

    coronavirus 10Foto: Divulgação
     

    “A coleta do material para confirmação ou não da contaminação pelo coronavírus não é realizada em todos os pacientes do município considerados suspeitos. E isto se deve única e exclusivamente à falta de kits. Em função da grande demanda, o Estado não tem enviado ao Município número suficiente de kits para a realização do procedimento em todos os suspeitos. Mediante esta circunstância, o Município adotou, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, um critério eletivo para a realização da coleta dos exames e utilização dos kits. Todos os pacientes que estão internados obrigatoriamente são submetidos à coleta do exame. Também está sendo realizado o procedimento, por amostragem, nos pacientes pertencentes aos grupos de risco, principalmente os idosos, que apresentam sintomas compatíveis com a Covid-19”, diz a nota.

    diagnostico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavirus 2801209409Foto: Divulgação/Josué Damacena -IOC/Fiocruz
     

    Em síntese, segundo a PMI, menos de 10% dos pacientes examinados e contabilizados preventivamente como casos suspeitos em Ipatinga tiveram o seu material coletado e enviado para a Funed, para a realização dos exames.

    Tempo para o resultado do exame

    Em contato com a Secretaria Regional de Saúde em Coronel Fabriciano, por meio de nota, foi explicado que há variação no tempo de liberação de resultados. “As amostras, os exames e os resultados estão sendo recebidas, conferidas, processadas e tendo resultados liberados no sistema GAL entre 48 e 72 horas a partir da entrada das amostras na Funed. A Funed ainda está dentro de sua capacidade produtiva, e está estabelecendo parcerias com outros laboratórios públicos para atendimento da demanda Covid-19”, disse.

    Ministro da Saúde explica sobre os diferentes tipos de testes 

    Em entrevista no palácio do Planalto nessa segunda, com participação do portal Plox, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, detalhou as diferenças entre os kits de testes para coronavírus.  Já chegaram em solo brasileiro as primeiras 500 mil unidades de testes rápidos. Este é o primeiro lote doado pela empresa Vale ao Ministério da Saúde. Ao todo, a doação contempla 5 milhões de testes.

    corona2Foto: Ministério da Saúde
     

    Também nessa segunda, em uma reunião no gabinete do prefeito em Ipatinga, em Minas Gerais, o representante do Ministério Público anunciou a doação de recursos para viabilização da compra de 1.600 testes rápidos para investigação de casos suspeitos de contaminação por coronavírus. Ipatinga é a cidade do Vale do Aço com o maior número de casos suspeitos. 

    A Secretaria Municipal de Saúde estima que os kits para testes rápidos de Covid-19 cheguem à cidade dentro dos próximos 12 dias. Depois de coletadas as amostras conforme protocolo médico específico, a previsão é de que os resultados sejam conhecidos em 15 minutos. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]