Romeu Zema assina concessão do Rodoanel Metropolitano em meio a protestos

Parceria público-privada financiará projeto orçado em R$ 5 bilhões

Por Plox

31/03/2023 13h42 - Atualizado há cerca de 2 anos

Nesta sexta-feira (31/3), o governador Romeu Zema (Novo) assinou o contrato de concessão do Rodoanel Metropolitano, em parceria com a empresa italiana INC S.P.A. O evento, no entanto, foi marcado por protestos no bairro Nascentes Imperiais, em Contagem, onde moradores reivindicavam maior participação popular no projeto. As prefeituras de Contagem e Betim também expressaram preocupações com desapropriações e possíveis impactos no abastecimento de água das duas cidades.

Foto: reprodução Twitter

 

Segundo o governador Zema, a construção do Rodoanel Metropolitano trará melhorias significativas à vida dos usuários. Ele comparou a iniciativa ao Rodoanel de São Paulo e afirmou que, em Minas Gerais, o impacto será ainda maior. Zema mencionou ainda as vítimas da tragédia de Brumadinho, uma vez que parte do financiamento da obra provém do acordo com a Vale.

Com orçamento estimado em R$ 5 bilhões, o projeto será realizado por meio de uma parceria público-privada (PPP). O governo de Minas investirá cerca de R$ 3 bilhões, provenientes do acordo de reparação da Vale pelo desastre de Brumadinho, que resultou na morte de 272 pessoas em 2019. A empresa italiana contribuirá com os R$ 2 bilhões restantes e explorará pedágios na rodovia por 30 anos. A INC SPA foi a vencedora do leilão realizado em agosto.

O Rodoanel Metropolitano contempla aproximadamente 100 km de malha rodoviária, incluindo obras, manutenção e operação. A previsão é que as alças norte e oeste sejam concluídas até 2027, representando cerca de 70% do projeto. O governo estima que a obra resultará em uma redução de 30 a 50 minutos no tempo de deslocamento atual.

Pedro Bruno, secretário de Infraestrutura e Mobilidade, destacou a importância do planejamento de longo prazo e o envolvimento da população no processo. Ele mencionou centenas de reuniões técnicas, oito audiências públicas e a análise de mais de 10 traçados alternativos realizados antes da decisão final.

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