Janja revela que viagem a Paris sem Lula foi a pedido de Macron
Primeira-dama participou de debates sobre fome e parcerias de vacina com entidade ligada a Bill Gates
Por Plox
31/03/2025 18h37 - Atualizado há 23 dias
Durante uma visita à França sem a companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja da Silva declarou à imprensa local que sua presença no país europeu atendeu a um convite direto do presidente francês Emmanuel Macron.

Janja participou de eventos organizados pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e também discutiu possibilidades de parceria para vacinas com uma entidade vinculada ao empresário Bill Gates. A primeira-dama compartilhou detalhes da viagem em entrevista ao canal francês RFI.
Segundo ela, sua ida a Paris foi incluída na agenda internacional do presidente Lula, mas teve uma mudança de planos após o convite pessoal de Macron. \"Eu ia ao Vietnã acompanhá-lo, mas o presidente Macron ligou e fez questão que eu estivesse presente aqui\", afirmou.
A primeira-dama aproveitou a ocasião para destacar seu envolvimento pessoal com o combate à fome e à pobreza. \"Gostando ou não, eu tenho feito da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza também uma causa minha, não apenas do presidente Lula. Eu trouxe essa pauta para mim, especialmente para as mulheres\", disse.
Ela ainda comentou a predominância masculina nos espaços de discussão sobre o tema e ressaltou a importância de ampliar a participação feminina: \"Vocês viram que o evento é dominado basicamente por homens, e a gente sabe que a questão da fome e da pobreza impacta diretamente a vida das mulheres. Por isso, esse tema é muito importante para mim. Quando o presidente Macron me convida para tratar desse assunto aqui, considero essencial trazer a voz das mulheres para esse espaço.\"
A participação da primeira-dama na agenda internacional reforça a atuação do Brasil em fóruns de cooperação global voltados a questões sociais urgentes, como segurança alimentar e igualdade de gênero.