Proerd retoma ações em escolas públicas de Timóteo e Fabriciano

Iniciativa da PMMG atenderá cerca de 700 alunos do 5º ano com lições sobre cidadania, prevenção e responsabilidade

Por Plox

31/03/2025 09h11 - Atualizado há cerca de 1 mês

A edição 2025 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais, já começou a ser aplicada nas escolas públicas de Timóteo e Coronel Fabriciano. Nesta primeira etapa, quase 700 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental participam das atividades diretamente em sala de aula.


Imagem Foto: Divulgação/Polícia Militar


Os encontros, conduzidos pelo sargento Wender Oliveira Santos, da 85ª Companhia da PMMG em Timóteo, e pela soldada Naiara Rodrigues de Abreu, do 58º Batalhão de Coronel Fabriciano, têm como foco a orientação sobre cidadania, responsabilidade individual e coletiva, enfrentamento ao bullying, comunicação adequada e, principalmente, a resistência às drogas e à pressão de colegas.


Imagem Foto: Divulgação/Polícia Militar


As crianças são envolvidas em dez lições ao longo do semestre, nas quais aprendem a fazer escolhas conscientes e refletidas, desenvolvendo habilidades essenciais para a vida.



A iniciativa conta com o apoio da Fundação Aperam Acesita, em uma colaboração com a Polícia Militar, a Prefeitura de Timóteo, a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, além da Fundação Emalto, do Rotary Club de Acesita e do IMAG - Instituto Maçom de Gestão de Projetos Sociais.



Segundo Luiz Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita, a participação no projeto é uma extensão do compromisso da entidade com o desenvolvimento social.
“A Fundação Aperam tem a missão de transformar vidas e fortalecer as comunidades. O Proerd vai ao encontro da nossa missão, pois é uma referência para os jovens por toda a vida, além de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, preparando as crianças para serem bons cidadãos”, destaca o presidente.


Há mais de duas décadas, o Proerd vem sendo aplicado pela Polícia Militar com os alunos do 5º ano em Minas Gerais. Desde então, a Fundação Aperam tem estado ao lado do projeto, acreditando no seu impacto positivo na formação dos estudantes. O programa propõe uma reflexão sobre decisões seguras, incentivando os alunos a pensarem sobre riscos e consequências antes de agir, promovendo uma vida sem violência e longe das drogas.


Destaques