Timóteo sediará 2º Torneio de Xadrez em homenagem ao Professor Alexander

Competição do Circuito Vale do Aço reunirá enxadristas de várias cidades mineiras no Ginásio Iorque José Martins

Por Plox

31/03/2025 13h27 - Atualizado há 24 dias

O Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, situado na Praça Primeiro de Maio, em Timóteo, será o palco do 2º Torneio de Xadrez Professor Alexander, marcado para o dia 6 de abril, com início às 8h.


Imagem Foto: Divulgação


A competição faz parte da 2ª etapa do Circuito Vale do Aço de Xadrez 2025 e é organizada pela Liga Vale do Aço de Xadrez, em parceria com a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A proposta do evento é estimular a prática esportiva e prestar homenagem ao professor Alexander Souza da Silva, importante nome do xadrez na região.


O torneio deve atrair enxadristas de diversas localidades mineiras, entre elas Ipatinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, João Monlevade, Ipaba, Manhuaçu, Itabira, Martins Soares, Antônio Dias e Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas pelo perfil do Instagram @xadrezvaledoaco.


Imagem Foto: Divulgação


O formato da competição seguirá o Sistema Suíço, com cinco rodadas e tempo de 15 minutos por jogador, com acréscimo de 3 segundos por lance. Caso haja empate, os critérios de desempate serão confronto direto, Buchholz 1 (desconsiderando o pior resultado) e Buchholz (soma da pontuação dos adversários).


Ao final da competição, estão previstas premiações com troféus para os três melhores colocados na categoria geral, além dos destaques como melhor jogadora feminina e melhor jogador sub-16. O encerramento do evento está programado para as 12h.



O nome do torneio presta tributo ao Professor Alexander, que desde a infância demonstrava interesse pelo xadrez, iniciando sua trajetória na Escola Municipal Levindo Mariano, no bairro Bom Jardim, em Ipatinga. Formado em Educação Física, Alexander contribuiu com o ensino do esporte em escolas municipais e na formação de professores da área.


Além de atuar como árbitro em torneios locais, ele era referência para novos enxadristas. Sua história teve um fim precoce em 31 de outubro de 2023, aos 29 anos. Em sua memória, o torneio reforça o legado deixado por ele no desenvolvimento do xadrez na região.



Destaques