Carla Zambelli será ouvida pela Justiça italiana nesta sexta

Deputada segue detida em Roma e decisão pode definir permanência na Itália ou extradição para o Brasil

Por Plox

31/07/2025 15h57 - Atualizado há 3 dias

A deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que estava foragida há quase dois meses, segue detida no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, após ser capturada na última terça-feira (29). Agora, ela será apresentada à Justiça italiana nesta sexta-feira (1º), quando ocorrerá a audiência de custódia.


Imagem Foto: Redes sociais


Na ocasião, as autoridades italianas irão questioná-la sobre a possibilidade de retornar voluntariamente ao Brasil. Caso ela opte por permanecer em território italiano, o processo de extradição será oficialmente iniciado, e o juiz responsável pela audiência decidirá se ela permanecerá presa, será colocada em prisão domiciliar ou poderá aguardar em liberdade o desfecho do caso.



Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal (STF) também segue movimentando as peças do processo. O ministro Alexandre de Moraes determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) atue diretamente no acompanhamento do pedido de extradição. O governo brasileiro já formalizou o pedido às autoridades italianas para que Zambelli cumpra sua pena no Brasil. No entanto, mesmo que a Justiça da Itália acate o pedido, a parlamentar ainda poderá entrar com recursos, buscando a possibilidade de permanecer presa em solo europeu.



Especialistas em direito internacional e autoridades brasileiras estimam que todo o processo legal de extradição pode se estender por um período de seis meses até um ano e meio.
“A audiência desta sexta é apenas o primeiro passo de um processo que tende a ser longo”, afirmou o advogado Fábio Pagnozzi, que representa a defesa da parlamentar

.

A expectativa agora gira em torno da resposta inicial de Zambelli durante o interrogatório, o que poderá determinar o ritmo e os rumos do processo nas próximas semanas.


Destaques