Documentário celebra cultura do Candomblé no Cine Casa 28 em Timóteo
Projeto cultural estreia neste sábado em Timóteo com exibição gratuita de filme sobre tradição afro-brasileira
Por Plox
31/07/2025 09h12 - Atualizado há 2 dias
Neste sábado( 2), a cidade de Timóteo será palco da estreia do projeto Cine Casa 28 Aberta, com a exibição do documentário "Caboclos da Pedra". O evento está marcado para as 18h, no quintal da Casa 28 Aberta, localizada na Avenida Manuel Samora, número 28, no bairro Bromélias. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

O documentário, dirigido por Nilmar Lage e Makota Wulangana (Ana Luíza Drummond), mergulha na rica espiritualidade do Candomblé Angola no Vale do Aço, destacando a importância do Caboclo da Pedra como guia espiritual do zelador de Nkisses Tatetu Aladey. A obra é uma produção do Manzo Ngunzo Amazilemba e contou com apoio da Lei Paulo Gustavo, via município de Coronel Fabriciano.

Mais que uma produção cinematográfica, \"Caboclos da Pedra\" propõe um diálogo sobre a relação entre a espiritualidade tradicional e os desafios da modernidade. Com base em conceitos como o “desencantamento do mundo”, de Max Weber, o filme reforça o papel do Candomblé como resistência e identidade cultural. Após a sessão, haverá um bate-papo com os diretores e Tatetu Aladey, seguido de uma roda de samba de caboclos, com participação dos candomblecistas do Manzo Ngunzo Amazilemba.
"A espiritualidade afro-brasileira não apenas sobrevive, ela se reinventa e resiste", afirma Nilmar Lage, um dos diretores da obra.Foto: Divulgação
A realização do evento é do Ponto de Cultura Casa 28 Aberta, com produção de Herlon Duarte e curadoria assinada por Jaydson Sousa e Nilmar Lage. A identidade visual ficou por conta de Teuller Morais, enquanto a comunicação foi conduzida por Rômulo Amaral. O projeto ainda conta com apoios importantes como o Ponto de Cultura Catavento Cultural, Galeria Olho, Lizard Filmes e a iniciativa Uma Aldeia Inteira (Uai).
Casa 28 Aberta, anfitriã do evento, é um espaço cultural que abriga mais de 100 obras de artistas do Vale do Aço e de outras regiões de Minas Gerais. Sua estrutura preserva a história local, sendo uma construção original dos anos 1950. Com um amplo quintal, o espaço também promove apresentações culturais e artísticas ao ar livre, tornando-se referência na cena cultural de Timóteo.
Para quem quiser mais informações sobre a programação ou o evento, é possível entrar em contato pelo telefone (31) 98579-0765.