Dupla estrangeira é presa ao tentar obter passaporte brasileiro com documentos falsos

Sudanês e outro estrangeiro foram detidos em Juiz de Fora após tentativa de fraude; notas em dólar e reais foram apreendidas

Por Plox

31/07/2025 08h57 - Atualizado há 30 dias

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, dois estrangeiros foram detidos nesta quarta-feira (31) por tentarem fraudar o sistema de emissão de passaportes brasileiros. A operação foi conduzida pela Polícia Federal no Posto UAI Shopping Jardim Norte, onde um dos suspeitos, natural do Sudão, compareceu para retirar um passaporte brasileiro utilizando documentos falsos.


*


O sudanês apresentou uma carteira de identidade baseada em um registro de nascimento supostamente realizado no Consulado do Brasil no Egito. No entanto, ao verificar as informações, o Itamaraty não confirmou a autenticidade do registro, levando à constatação de que o documento era ideologicamente falso.



A ação resultou na prisão imediata do suspeito, que não possui nacionalidade brasileira e, portanto, não tinha direito ao documento oficial. Junto com ele estava outro estrangeiro, que também foi preso após os agentes constatarem que ele já havia conseguido um passaporte brasileiro por meio de métodos fraudulentos semelhantes.



Com os dois, foram apreendidos dólares, dinheiro em reais, dois celulares e um passaporte brasileiro comum, possivelmente obtido de forma ilegal.



Ambos foram encaminhados ao presídio de Juiz de Fora, onde ficam à disposição da Justiça Federal enquanto o caso segue sob investigação

.


A Polícia Federal segue apurando se há outras pessoas envolvidas no esquema e se a fraude está ligada a uma rede mais ampla de falsificações internacionais.


Destaques