Gesto polêmico de Moraes em jogo reacende críticas de bolsonaristas
Ministro do STF é filmado fazendo gesto ofensivo em estádio no mesmo dia em que foi sancionado por lei dos EUA
Por Plox
31/07/2025 09h48 - Atualizado há 3 dias
Durante a noite de quarta-feira (30), enquanto acompanhava o clássico entre Corinthians e Palmeiras na Neo Química Arena, em São Paulo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, se tornou centro de uma nova polêmica. Ao ser flagrado fazendo um gesto obsceno ao público — mais precisamente, mostrando o dedo do meio —, o magistrado acabou reacendendo duras críticas vindas da ala bolsonarista.

A atitude foi registrada por torcedores no momento em que o ministro apareceu no telão do estádio e foi vaiado por parte do público presente. Pouco depois, a imagem foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo e rapidamente viralizou nas redes sociais, gerando reações de parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a postura de Moraes nas redes sociais, questionando se esse seria o comportamento esperado de um ministro do STF que havia acabado de ser sancionado por uma lei internacional. Internautas, no entanto, rebateram lembrando episódio em que o próprio parlamentar apareceu usando uma peruca na tribuna da Câmara, em uma fala considerada transfóbica.
Já Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que desde março está nos Estados Unidos articulando sanções contra autoridades brasileiras, também reagiu ao episódio. “Juiz da mais alta corte do Brasil. Meu amigo, que fundo do poço... Que recado para o mundo. Ou melhor, é a confirmação de que Donald Trump, Marco Rubio e Scott Bessent têm razão”, publicou o deputado em sua conta.
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) reforçou críticas e chegou a defender novamente o pedido de impeachment de Moraes. “O ministro da Corte, que gosta de ser chamado de Vossa Excelência, fazendo gesto obsceno para quem paga o salário dele”, declarou.
“Vocês estão entendendo como o ministro Alexandre de Moraes acha que além de ser dono da Justiça é dono do Brasil? Não aceita a democracia de ser vaiado. Por isso que é fora Moraes”
, completou o parlamentar.
Fábio Wajngarten, ex-advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, também entrou na discussão ao afirmar que a repercussão seria completamente diferente caso o autor do gesto tivesse sido o ex-presidente.
Por outro lado, representantes da esquerda saíram em defesa do ministro. O vereador Pedro Rousseff (PT), de Belo Horizonte, afirmou nas redes: “Alexandre de Moraes acabou de mandar um recardo para os golpistas no estádio! Remédio pra bolsonaristas golpistas é jaula!”
O episódio ocorreu no mesmo dia em que Moraes foi oficialmente incluído na lista de sanções da chamada Lei Magnitsky pelos Estados Unidos. A legislação é voltada para punições a pessoas acusadas de envolvimento com violações de direitos humanos e corrupção. A decisão foi anunciada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro americano.
Com a sanção, o ministro poderá ter bloqueios em bens e ativos que estejam sob jurisdição dos EUA, além de ficar impedido de realizar negócios com empresas americanas. Essa foi a primeira vez que a norma foi aplicada contra uma autoridade de um país democrático.
A sanção imposta faz parte de uma ofensiva promovida pelo ex-presidente Donald Trump, visando pressionar autoridades brasileiras a abandonar processos judiciais relacionados à tentativa de golpe de Estado envolvendo Jair Bolsonaro e seus aliados. A repercussão do gesto e da sanção ampliou o debate sobre os limites do comportamento institucional e os conflitos entre diferentes forças políticas no país.