Nova 381 cria desvio com mão dupla para desafogar tráfego em Antônio Dias
Mudança emergencial visa acabar com o sistema Pare e Siga após deslizamento de talude na BR-381
Por Plox
31/07/2025 06h08 - Atualizado há 2 dias
Para melhorar o tráfego e garantir mais fluidez aos motoristas que circulam pela BR-381, a Concessionária Nova 381 iniciou nesta semana a implantação de um desvio com mão dupla no trecho localizado em Antônio Dias, na altura do km 297+500.

Essa medida emergencial foi adotada para encerrar a operação de Pare e Siga que vinha sendo utilizada desde a queda de um talude de grande porte na região. O desvio utiliza a pista no sentido Governador Valadares (Leste) para que veículos possam circular nos dois sentidos.

Segundo a Nova 381, engenheiros da concessionária e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estão desenvolvendo soluções para recuperar definitivamente o trecho afetado. Enquanto isso, ações emergenciais são colocadas em prática. Diego Dutra, gerente de Operações da Nova 381, destacou que
\"estamos realizando desvios de tráfego tanto neste ponto quanto em um trecho mais à frente, onde deixaremos a pista em mão dupla para encerrar a operação de Pare e Siga\"
.

Além dessa mudança, a liberação do Viaduto da Prainha, localizada no km 307+800, também foi anunciada. A liberação ocorreu na última terça-feira (29) e visa reduzir as retenções provocadas pela interdição no km 297+500, retirando parte do fluxo de veículos do túnel próximo.
A Nova 381, responsável pela administração de 303,4 quilômetros da BR-381/MG, cobre o trecho entre o entroncamento com a BR-262, em Belo Horizonte, e a BR-116, em Governador Valadares, abrangendo 21 municípios ao longo da rodovia. Um plano emergencial para a recomposição definitiva do talude está em andamento, segundo informou a concessionária.