Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Bebês com sarampo morrem em SP

A doença, que parecia estar erradicada, voltou a fazer vítimas 

31/08/2019 às 13:16 por Redação Plox

Dois bebês, um de 9 meses, e outro de 4 meses, morreram na Grande São Paulo, vítimas de sarampo. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde, que, na noite desta sexta-feira (30), confirmou as duas mortes por sarampo.

Os bebês tiveram pneumonia, uma doença comum nos casos de sarampo.

Na quarta-feira o governo do estado também confirmou a morte de um homem, de 42 anos, também por complicações causadas pelo sarampo.

O homem, que era morador de Itaquera, chegou a ficar hospitalizado, mas faleceu em razão de complicações da doença.

Após muitos anos parecendo estar erradicada a doença volta a vitimar pessoas em todo o mundo.

78 casos suspeitos em Minas Gerais 

Nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou que o estado tem 78 casos suspeitos de sarampo. Desses, quatro já foram confirmados. Os profissionais de saúde estão em alerta.

Na quinta-feira (29), começou a funcionar a sala de vacinação contra sarampo, montada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), com o apoio da BH Airport, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do município de Confins, no Aeroporto Internacional de Confins.

A ação tem o objetivo de vacinar tanto os passageiros quanto a população aeroportuária. Segundo a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES, Janaína Fonseca Almeida, o surto de sarampo no estado de São Paulo e o fluxo intenso de pessoas no Aeroporto de Confins propicia maior chance de transmissão da doença no estado. “Dessa forma, esperamos manter a população protegida por meio da vacinação e mobilizando esforços para garantia de altas coberturas vacinais”, explica.

O gerente de vendas Alisson Campos, que aguardava o horário do voo para São Paulo, falou sobre a importância da vacina. “Eu tenho dois filhos pequenos que ainda não concluíram o esquema vacinal, devido aos intervalos estipulados entre uma dose e outra. Como estou indo para São Paulo, localidade onde há ocorrência de surto, aproveitei que a sala de vacinação já está em funcionamento para me imunizar e, assim, também proteger meus filhos”, contou.

Cartão de vacina

Embora a ausência do cartão não seja necessariamente um impeditivo para receber a vacina, já que é feita uma avaliação caso a caso, Janaína Almeida reforça que o ideal é que a pessoa comparece à sala de imunização com esse documento em mãos. Vale lembrar que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.

A diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES destaca, ainda, que a tríplice viral, vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, faz parte do calendário de rotina e encontra-se disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e durante todo o ano.

Quem deve se vacinar

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano de idade devem ser vacinadas com uma dose de tríplice viral, nos termos da última determinação do Ministério da Saúde, devendo manter as doses previstas para 1 ano de idade e 1 ano e 3 meses, dentro do estabelecido no calendário nacional de vacinação.

A vacinação de rotina contra o sarampo deve ser mantida na população de 1 ano até 49 anos de idade, considerando-se o histórico anterior das vacinas que contenham componente sarampo. Sendo assim, a vacina tríplice viral é ofertada para a população de 6 meses a 49 anos de idade.

Funcionamento da sala

Inicialmente, a previsão é que a sala de vacinação funcione no Aeroporto de Confins durante 15 dias. O atendimento no local será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no primeiro andar do aeroporto.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. Começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções (ou aerossóis) presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode se manter em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Suplementos alimentares: aliado ou perigo à saúde? Médica manda a real

Médica, especialista em nutrlogia, alerta sobre os perigos da suplementação indiscriminada e orienta sobre como utilizá-la de forma segura

Divulgação
SAúDE

Início do calendário nacional de vacinação contra dengue marcado para o próximo mês

Projeto piloto em Dourados, Mato Grosso do Sul, Paveia o caminho para imunização de milhões contra a dengue no Brasil

Foto: Vetores/Reprodução
SAúDE

Preconceitos e desafios no desenvolvimento do anticoncepcional masculino

Avanços científicos esbarram em resistências culturais

Dormência nos membros pode ser um sinal de alerta, diz especialista
SAúDE

Dormência nos membros pode ser um sinal de alerta, diz especialista

Profissional afirma que sensação de formigamento pode ser indício de problemas mais sérios

para você
rap
LAZER

Rapper Imane Rane apresenta show "Tem que ter gana" no projeto Quinta no Raul

Artista mineiro em ascensão traz músicas do EP "Gana" e faixas inéditas ao Circuito Municipal de Cultura

Jaguaraçu recebe Festmoto 2025 com atrações para toda a família  neste fim de semana
LAZER

Jaguaraçu recebe Festmoto 2025 com atrações para toda a família neste fim de semana

Evento motociclístico movimenta a cidade nos dias 20 e 21 de setembro com programação para crianças, famílias e apaixonados por motos

FAMOSOS

Turma do Dogão participa do Domingo Legal, do SBT, neste domingo (22)

Personagens da Carreta vão invadir o estúdio durante o “Passa ou Repassa”

jogo
ESPORTES

Messi brilha e leva Argentina à final da Copa do Mundo

Argentina venceu a Croácia por 3 a 0 com gols de Messi e dois de Julian Álvarez