Timóteo chega na reta final do programa “LED nos Bairros” 

O programa foi lançado em outubro na Praça Gustavo Ferreira da Cruz (Praça do Olaria) no Bairro Olaria

Por Plox

31/08/2020 14h53 - Atualizado há mais de 3 anos

A substituição das luminárias no Centro Norte e Vila dos Técnicos no último fim de semana praticamente concluiu o programa “LED nos Bairros - Timóteo mais Iluminado”. O projeto de modernização da iluminação pública em Timóteo teve por finalidade substituir todas as luminárias de vapor de sódio, mercúrio e vapor metálico na área urbana do município por LED, que é mais eficiente e gera economia para os cofres públicos. Os bairros o Petrópolis, Funcionários, Alto Serenata e Primavera também foram contemplados com a nova iluminação nessa etapa dos serviços.

O programa foi lançado em outubro na Praça Gustavo Ferreira da Cruz (Praça do Olaria) no Bairro Olaria. Os primeiros bairros a receberem a nova iluminação foram o Ana Moura e Nova Esperança. 

 

LED-BAIRRO-FUNCIONARIOS-2Foto: divulgação/PMT
 

Segundo o Executivo, para a aquisição das luminárias de LED, a Prefeitura, por meio da Comissão Permanente de Licitações, promoveu o processo licitatório nº 0049/2019, na modalidade de registro de menor preço global, vencido pela Unicoba Energia, responsável pelo fornecimento das luminárias; e o nº 050/2019 que teve como vencedora a empresa Ecológica Serviços e Empreendimentos Ltda, que fará a troca das lâmpadas. 

Ainda segundo a Prefeitura, os recursos para a aquisição dos equipamentos são oriundos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) pago pelos contribuintes na fatura de energia pública. 

Eficiência 

Os últimos investimentos em iluminação pública no município de Timóteo datavam das décadas de 1980 e 1990, portanto, há cerca de 30 anos a cidade não recebia recursos para investir nessa área. A Administração municipal definiu um calendário de substituição das luminárias para atender a toda a comunidade. 

A troca das luminárias traz maior eficiência energética e um menor custo com a sua manutenção, uma vez que a vida útil de cada lâmpada é de mais de 10 anos. Na opinião do prefeito Douglas Willkys, uma das vantagens da nova iluminação pública baseada nas luminárias de LED é o aumento da sensação de segurança. “Após instaladas, as ruas com a nova iluminação pública ficaram mais claras, representando maior segurança para os moradores”, destacou o prefeito. 
 

Destaques