Bolsonaro e Michelle optam pelo silêncio em interrogatório sobre joias nos EUA

Ex-presidente e esposa escolhem não se manifestar à Polícia Federal enquanto seus advogados alegam falta de competência do STF no caso.

Por Plox

31/08/2023 16h17 - Atualizado há quase 2 anos

O ex-presidente Jair Bolsonaro, sua esposa Michelle Bolsonaro, Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação, e o assessor Marcelo Câmara decidiram não prestar depoimento à Polícia Federal (PF) sobre a investigação das joias comercializadas nos Estados Unidos. O quarteto deixou a sede da PF em Brasília aproximadamente uma hora após a chegada, na manhã desta quinta-feira (31/08). Notadamente, Bolsonaro optou por uma saída discreta, evitando contato com os jornalistas presentes.

 

 

 

Foto: Isac Nóbrega/PR

Posicionamento da Defesa

Advogados que representam Jair Bolsonaro e Michelle emitiram uma nota explicando a decisão de seus clientes. De acordo com a declaração, ambos só prestarão depoimento quando o caso estiver sob a jurisdição do juízo competente - neste contexto, referem-se à primeira instância da justiça Federal de São Paulo. A defesa argumenta que o Supremo Tribunal Federal (STF), que atualmente supervisiona o inquérito sobre as joias sauditas vendidas nos EUA, não é o órgão competente para tratar do caso.

Paulo Amador Bueno e Daniel Tesser, advogados da família Bolsonaro, afirmaram: "Considerando o respeito às garantias processuais e o princípio do juiz natural, optamos por não prestar depoimento ou fornecer declarações adicionais até que estejam diante de um juiz natural competente."

 

Outros Envolvidos

Além do ex-presidente e seu grupo, outros envolvidos no escândalo das joias também foram convocados para depor na mesma ocasião. Contudo, até o momento, a saída dos outros quatro depoentes não foi confirmada. Entre eles estão Mauro César Barbosa Cid, seu pai, o general Mauro César Lourena Cid, o advogado Frederick Wassef e Osmar Crivelatti, assessor do ex-presidente. A postura que adotaram durante os depoimentos ainda é incerta.

Destaques