Guatemala enfrenta surto de dengue: declaração de emergência após 22 mortes
Medida inclui fumigações e ampliação de atendimentos em hospitais; casos ultrapassam 12.000 no ano
Por Plox
31/08/2023 15h35 - Atualizado há quase 2 anos
A Guatemala, em uma decisão drástica em resposta ao alarmante aumento nos casos de dengue, declarou uma emergência nacional. Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Francisco Coma, informou sobre a grave situação. Segundo ele, "Tomamos a decisão de fazer uma declaração de emergência sanitária em nível nacional, devido à situação da dengue". Esta declaração surge após o país registrar 22 mortes e um total de mais de 12.000 casos no decorrer deste ano.

Ações Previstas
Francisco Coma detalhou as medidas que estão previstas para vigorar durante três meses. Além de focar na erradicação do mosquito transmissor da dengue através de fumigações, o governo planeja aumentar o atendimento em hospitais. Essas ações envolverão colaboração entre várias instituições, tanto públicas quanto privadas.
Reforçando a importância de uma resposta coordenada, Coma salientou: "Devemos trabalhar de forma coordenada, porque temos não só de abordar a promoção e a prevenção, mas também temos de administrar a crise causada por esta epidemia".
Contexto Histórico
Dados recentes do Ministério da Saúde apontam um aumento de 152% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para contextualizar a seriedade deste surto, vale lembrar que o recorde de casos de dengue na Guatemala foi em 2019, com mais de 50 mil registros.
A dengue, caracterizada por sintomas como febre alta, dores musculares e náuseas, é uma doença predominante em zonas tropicais. Em seus estágios mais graves, pode causar sangramentos que resultam em morte.
Visão Global
Além do atual cenário na Guatemala, a questão da dengue é preocupante em escala global. Em abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou a atenção para a crescente propagação de doenças transmitidas por mosquitos, ligando este fenômeno à mudança climática.