Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

PCMG expede em média, 375 medidas protetivas por ano em Ipatinga

Estas medidas visam proteger a integridade e a vida de milhares de mulheres que já sofreram ou estão sofrendo algum tipo de violência

31/08/2023 às 18:38 por Redação Matheus Valadares

Nesta quinta-feira (31), último dia de agosto, mês em que é promovido a campanha “Agosto Lilás”, que tem como objetivo enfrentar à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Polícia Civil divulgou o número de Medidas Protetivas requeridas nas Unidades do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga (Ipatinga, Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu), nos anos de 2021, 2022 e de janeiro a julho de 2023. 

Durante esses três anos analisados, o departamento de Ipatinga, abrangendo todas as unidades regionais, contabilizou 9.442 medidas, tendo em consideração que os dados para o ano de 2023 foram contabilizados até julho. 

Área do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga

Uma média de 172 medidas anuais foram expedidas para Coronel Fabriciano, 150 para Timóteo e 375 para a cidade de Ipatinga. Ao comparar o mesmo período (2021/2022 e de janeiro a julho de 2023), as medidas solicitadas pelo 12º Departamento de Polícia representam 7,81% de todas as medidas solicitadas no Estado de Minas Gerais. 

Quantidade de medidas protetivas expedidas pela PCMG. Foto: PCMG/Divulgação.

 

Ipatinga se destaca com 2.249 medidas protetivas solicitadas durante o período do estudo, representando cerca de 24% do total de todas as medidas solicitadas no âmbito do Departamento de Ipatinga. 

Objetivo das medidas

Estas medidas visam proteger a integridade e a vida de milhares de mulheres que já sofreram ou estão sofrendo algum tipo de violência. Em resumo, o documento é um ato judicial provocado pelo Delegado de Polícia com a finalidade de afastar um agressor ou um possível agressor de sua vítima, que neste caso do presente estudo são mulheres. 

O estudo demonstra um aumento no número de medidas protetivas, o que para a PCMG, indica um avanço no sentido de que, as vítimas de violência doméstica e familiar estão buscando a Polícia Civil e quebrando o ciclo de violência. 

Chefe do Departamento, Delegado Geral, Gilmaro Alves Ferreira. Foto: PCMG/Divulgação.

 

Segundo o Chefe do Departamento, Delegado Geral, Gilmaro Alves Ferreira, apesar do fim do Agosto Lilás (mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher), “as ações de combate a esse tipo de violência continuam por parte da Polícia Civil de Minas Gerais, com total apoio do Departamento de Polícia em Ipatinga às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher”.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Homem é morto a facadas em Coronel Fabriciano
POLíCIA

Homem é morto a facadas em Coronel Fabriciano

Investigação em andamento após morte por arma branca

cdc
POLíCIA

Carreta é destruída em incêndio em Coronel Fabriciano

Equipes de emergência usam 4 mil litros de água para controlar fogo

Bombeiros
POLíCIA

Timóteo é a cidade mais violenta para motociclistas do Vale do Aço, aponta dados da PCMG

De todos os sinistros registrados em 2023, em Ipatinga houve 22,42% envolvendo motocicletas, enquanto Fabriciano tem o menor índice 20,02%. Com 24,90%, Timóteo se torna a mais violenta para os motociclistas do Vale do Aço

Reprodução
POLíCIA

Fabriciano, Ipatinga e Timóteo registram 6 mil acidentes de trânsito em 2022; veja relatório

O estudo demonstrou também algumas localidades com maior incidência de acidentes fatais, como bairros Bethânia e Canaã, BR 381 no trecho urbano do bairro Iguaçu e Ferroviários, BR-381 no trecho urbano do Centro, Cidade Nobre, Veneza

para você
foto
ECONOMIA

Comércio de Ipatinga fecha as portas na Sexta-feira Santa, mas funcionará em outros feriados de abril

Sincomércio do Vale do Aço estabelece funcionamento em seis feriados ao longo de 2023 para setor supermercadista

Foto: Reprodução/Internet
ESPORTES

FutPlox entrevista Igor Rayan, um dos destaques do acesso do Tigre

Goleiro foi um dos destaques da campanha de acesso do Ipatinga

alto forno
EMPREGO

Prefeitura de Fabriciano e Usiminas discutem oportunidades da obra de reforma do alto-forno 3

O principal desafio é ampliar as oportunidades de emprego – cerca de 8 mil vagas serão geradas – para pessoas da Região Metropolitana do Vale do Aço.

Projeto Calço inicia suas atividades em Coronel Fabriciano
GERAL

Projeto Calço inicia suas atividades em Coronel Fabriciano

O Projeto Calço é o primeiro laboratório de assistência técnica para habitação de interesse social do Vale do Aço.