Nova onda de calor promete ser a mais intensa e prolongada de 2024
A reta final do inverno será marcada por temperaturas elevadas em várias regiões do Brasil, com destaque para Minas Gerais.
Por Plox
31/08/2024 07h16 - Atualizado há cerca de 1 mês
A partir da próxima segunda-feira (2), o Brasil enfrentará uma nova onda de calor que pode ser a mais forte e duradoura do ano. Segundo alertas do Climatempo, essa nova onda superará as anteriores registradas em março/abril e maio, tanto em duração quanto em intensidade, com temperaturas previstas para ficarem 2,5 °C acima da média em diversas regiões.
Impacto e riscos da onda de calor
O Climatempo destacou que ondas de calor durante agosto e setembro são comuns, especialmente no Brasil Central e Centro-Oeste. No entanto, nos últimos anos, esses fenômenos têm se tornado mais intensos, precoces e prolongados. "As ondas de calor nesta época do ano e no mês de setembro já são super comuns em grande parte do Brasil, principalmente em áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste, mas nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também", afirmou a instituição.
A chegada dessa nova onda de calor coincide com a aproximação do equinócio da primavera, em 22 de setembro. Durante esse período, o aumento da radiação solar e o clima seco, característico do final do inverno, contribuem para um maior aquecimento do solo e do ar, ampliando a força do ar quente.
Municípios afetados
De acordo com o mapa divulgado pelo Climatempo, centenas de cidades serão impactadas por essa nova onda de calor, com destaque para várias localizadas em Minas Gerais. Embora a capital, Belo Horizonte, não esteja na lista, muitos municípios mineiros enfrentarão temperaturas significativamente elevadas. Entre os municípios afetados estão:
- Araxá
- Barão de Monte Alto
- Betim
- Carmo do Cajuru
- Divinópolis
- Esmeraldas
- Juiz de Fora
- Lagoa Santa
- Muriaé
- Patos de Minas
- Ubá
- Viçosa
O que esperar da primavera
A primavera, que começa oficialmente em 22 de setembro, promete ser de calor intenso, o que não é uma surpresa para esta época do ano. A combinação de dias mais longos e secos, aliada ao aumento da insolação, intensifica as temperaturas elevadas. O Climatempo enfatiza que é importante estar preparado para períodos prolongados de calor extremo, que podem ter efeitos negativos na saúde humana, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.