Com golaço de falta, Cruzeiro vence São Paulo e cola na liderança
Matheus Pereira decide no Mineirão e Raposa assume vice-liderança provisória do Brasileirão
Por Plox
31/08/2025 08h11 - Atualizado há 2 dias
Com gol decisivo de Matheus Pereira, o Cruzeiro venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite deste sábado (30), no Estádio Mineirão, em partida válida pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Aos 19 minutos do segundo tempo, o camisa 10 celeste cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Rafael, que não conseguiu evitar o gol. Com o resultado, a equipe mineira chegou aos 44 pontos e, provisoriamente, ocupa a vice-liderança da competição. O Palmeiras, com 42, ainda joga neste domingo (31) contra o Corinthians, fora de casa.
O Tricolor Paulista, por sua vez, permanece com 32 pontos, ocupando o sétimo lugar na tabela.
A partida também foi marcada por um clima amistoso entre as torcidas nos arredores do estádio. São-paulinos e cruzeirenses confraternizaram antes do apito inicial.
Em campo, o técnico Leonardo Jardim promoveu uma alteração em relação ao time que venceu o Atlético pela Copa do Brasil: Christian foi poupado e Matheus Henrique ganhou a vaga. Já Hernán Crespo, com vários desfalques, escalou Patryck, Rodriguinho e Luciano nas vagas de Enzo Díaz, Marcos Antônio e André Silva, respectivamente.
O primeiro tempo foi equilibrado, com o São Paulo levando mais perigo nos minutos iniciais. O Cruzeiro respondeu com chutes de média distância, mas o goleiro Rafael manteve o zero no placar.
Na segunda etapa, impulsionado pela torcida, o time celeste pressionou e abriu o placar com Matheus Pereira. Após o gol, o Cruzeiro dominou o jogo, enquanto o São Paulo tentava reagir.
Gabigol, aniversariante do dia, entrou no intervalo no lugar de Kaio Jorge. Já Dinenno reencontrou a torcida celeste ao entrar na vaga de Luciano aos 33 minutos. Luis Sinisterra também fez sua estreia pela Raposa, substituindo Lucas Silva aos 40 do segundo tempo.
FICHA TÉCNICA:
Cruzeiro 1 x 0 São Paulo
Data: 30/08/2025 – 21h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão – Belo Horizonte (MG)
Gol: Matheus Pereira (Cruzeiro)
Cruzeiro: Cássio, William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Sinisterra), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Kauã Prates); Kaio Jorge (Gabigol) e Wanderson (Eduardo). Técnico: Leonardo Jardim.
São Paulo: Rafael, Sabino, Alan Franco e Nahuel Ferraresi; Cédric, Bobadilla, Pablo Maia, Rodriguinho e Patryck; Luciano (Dinenno) e Ferreira (Tapia). Técnico: Hernán Crespo.
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Wagner Reway (SC)
Cartões amarelos: Lucas Villalba (Cruzeiro); Luciano, Patryck e Rodriguinho (São Paulo)
Público: 36.882 torcedores
Renda: R$ 2.175.177,30
Com a pausa para a Data Fifa, o Cruzeiro retorna aos gramados no dia 11 de setembro, no Mineirão, contra o Atlético, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o próximo confronto será no dia 15, fora de casa, contra o Bahia.
Já o São Paulo, eliminado da Copa do Brasil, volta a campo no dia 14, às 17h30, no Morumbi, para enfrentar o Botafogo, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.