Pesquisa mostra Lula atrás de Bolsonaro, Tarcísio e Michelle em cenários de 2026

Levantamento do instituto Gerp revela que o atual presidente perderia no 2º turno para seis adversários, mas venceria Zema, Caiado e Pablo Marçal

Por Plox

31/08/2025 08h39 - Atualizado há 2 dias

Uma pesquisa do instituto Gerp, divulgada no sábado (30), apresentou diferentes cenários para a disputa presidencial de 2026 e mostrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em situação de desvantagem contra alguns de seus principais adversários.


Imagem Foto: Presidência


Nos cenários de segundo turno, Lula aparece atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Também perderia para Eduardo Bolsonaro, para o ex-ministro Ciro Gomes e para o governador do Paraná, Ratinho Jr.


De acordo com os números, Bolsonaro teria 49% contra 38% de Lula, enquanto Michelle ficaria com 48% contra 37%. Tarcísio venceria o atual presidente por 46% a 37%. Eduardo Bolsonaro aparece com 43% diante de 39% de Lula. Ciro teria 38%, superando os 34% do petista. Já Ratinho Jr marcaria 40%, contra 36% de Lula.



Por outro lado, o presidente venceria em um eventual confronto contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e Pablo Marçal. No cenário contra Zema, Lula teria 39% contra 36%. Contra Caiado, ficaria em 38% contra 36%. E em relação a Marçal, Lula teria 38% contra 35%.


Em relação ao primeiro turno, os números variam. Lula perde para Bolsonaro, mas supera Tarcísio, Eduardo Bolsonaro e Michelle em diferentes cenários. Em um deles, aparece com 32% das intenções de voto, contra 5% de Ciro Gomes, 4% de Ratinho Jr, 3% de Romeu Zema, 3% de Pablo Marçal e 2% de Ronaldo Caiado.



Outro cenário aponta Lula com 31% contra 20% de Tarcísio, seguido por Ciro (8%), Marçal (7%), Ratinho Jr (5%), Zema (5%) e Caiado (4%). Já em disputa direta com Eduardo Bolsonaro, Lula teria 31% contra 19%. No caso de Michelle Bolsonaro, a diferença seria pequena: 29% para Lula contra 27% dela.


A pesquisa também simulou cenários sem Lula, colocando o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como candidato. Nesse quadro, Bolsonaro lidera com 34% contra 14% de Alckmin. Tarcísio aparece em outro cenário com 20% contra 15% do vice. Já Michelle teria 25% contra 14% de Alckmin, enquanto Eduardo Bolsonaro chegaria a 19% contra 15% do atual vice.



Apesar da presença do nome de Jair Bolsonaro em todos os cenários, é importante destacar que o ex-presidente está inelegível e não poderá disputar as eleições de 2026.


Vale lembrar que, por estar inelegível, Bolsonaro não poderá disputar a eleição no próximo ano.

Destaques