Minas Gerais deve ter investimento de R$ 16 bilhões em ferrovias

O Governo de Minas Gerais divulgou a assinatura de um protocolo de intenções com a Petrocity Ferrovias

Por Plox

31/10/2022 12h23 - Atualizado há mais de 1 ano

O Governo de Minas Gerais divulgou que assinou protocolo de intenções com a Petrocity Ferrovias, para que o grupo invista R$ 16,8 bilhões no estado. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (31).

Conforme o Governo Federal, o investimento deverá ser destinado à construção de três ferrovias que passam por Minas Gerais. As ferrovias serão ligando Goiás e Distrito Federal ao porto da Petrocity, que será construído na cidade de São Mateus (ES). Com isso, as ferrovias passarão em Minas Gerais.

Foto: divulgação/ Governo de Minas

 

Segundo as informações divulgadas, no estado serão construídos um total de 2.068 quilômetros de extensão da ferrovia. Ao todo foram três trechos percorrendo 62 cidades, sendo 40 cidade no estado mineiro. O principal ramal será a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFJK), que vai ligar Brasília a São Mateus, e contará com 1.310 quilômetros de extensão.

Os outros dois trechos serão a Estrada de Ferro Vitória Minas (EFMES), de Barra de São Francisco (ES) a Ipatinga (MG), com 243 quilômetros de extensão; e a Estrada de Ferro Planalto Central (EFPC), de Unaí (MG) a Mara Rosa (GO), com 422 quilômetros de extensão.

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Governo de Minas, a ferrovia irá ser construída em regiões dos vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce. Com isso, o projete deverá permitir o transporte por regiões não atendidas atualmente pelo modal ferroviário.

 

Empregos
O Governo mineiro divulgou que o projeto deverá gerar cerca de 2 mil empregos diretos, impactando cidades do estado. A expectativa é de que o complexo ferroviário se torne um dos principais do país, no quesito logística.

A ferrovia deverá ser a responsável por escoar a produção de blocos de rochas ornamentais produzidas na região mineira, desafogando o tráfego em estradas, principalmente do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, polos da extração de pedras. no estado.

Além disso, a ferrovia ficará próxima da região de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, que tem depósitos de lítio, um elemento mineral usado por diversos setores da indústria, principalmente a farmacêutica, por ser aliado no tratamento de distúrbios.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, ressalta como o anúncio é significativo para Minas Gerais, tendo em vista que “além da exponencial expansão ferroviária, o que amplia o escoamento das nossas riquezas diversas, esse investimento em três novas ferrovias possibilita, ainda mais, a atração de novos investimentos para o estado, além da criação de novas oportunidades de trabalho para os mineiros. É isso que o Governo de Minas vem buscando”.
 

Destaques