Governo de Minas Gerais começa a exigir CRLV de veículos com placas finais 7, 8, 9 e 0 nesta sexta-feira
A exigência do licenciamento de veículos ocorre após o cumprimento de prazos estipulados para outras placas.
Por Plox
31/10/2024 10h39 - Atualizado há cerca de 1 mês
O Governo de Minas Gerais comunicou que, a partir desta sexta-feira (1º), veículos com placas terminando em 7, 8, 9 e 0 deverão apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em fiscalizações. O licenciamento de placas com finais 1, 2 e 3 começou a ser exigido em 1º de setembro, enquanto as placas de finais 4, 5 e 6 passaram a ter o documento obrigatório em 1º de outubro.
O CRLV é emitido anualmente para garantir que o veículo está regularizado. A emissão do documento depende do pagamento do IPVA, da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual (TRLAV) e de quaisquer multas pendentes, além de o veículo estar livre de restrições judiciais ou administrativas.
A impressão do CRLV pode ser feita no site oficial, acessando a seção “Veículos” e selecionando “Documentos de veículos”. O documento pode ser impresso em qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. Alternativamente, o serviço está disponível no MG App, no portal da Senatran ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também permite o compartilhamento com até cinco dispositivos móveis.
Conduzir sem o CRLV válido é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH, e o veículo pode ser removido para um pátio credenciado até a regularização.