Licenciamento de veículos com placas finais 7, 8, 9 e 0 passa a ser exigido em Minas Gerais

Seplag-MG disponibiliza atendimento on-line no site www.transito.mg.gov.br para tirar dúvidas sobre o documento

Por Plox

31/10/2024 13h28 - Atualizado há 20 dias

 

A partir de sexta-feira, 1º de novembro, veículos com placas de finais 7, 8, 9 e 0 deverão estar com o licenciamento em dia para circular em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), alerta os proprietários sobre a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e orienta sobre os procedimentos necessários para regularizar a situação.

Exigências para emissão do CRLV

Para obter o CRLV, documento que comprova a regularidade do veículo, é necessário que o proprietário tenha quitado o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), além de eventuais multas. Veículos com pendências judiciais ou administrativas não podem obter o licenciamento até que todas as restrições sejam resolvidas.

Como emitir o CRLV

O documento pode ser acessado facilmente pelo site oficial do trânsito em Minas Gerais (www.transito.mg.gov.br), na seção “Veículos”. A partir daí, o proprietário pode imprimir o CRLV quantas vezes forem necessárias. Além disso, o CRLV está disponível para download pelo aplicativo MG App, portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), permitindo até o compartilhamento com até cinco dispositivos móveis.

 

Foto: Seplag-MG / Divulgação

 

 

Cronograma de licenciamento e penalidades

O licenciamento já começou a ser exigido em setembro para veículos com placas finais 1, 2 e 3, e em outubro para os finais 4, 5 e 6. Agora, com a nova etapa do cronograma, a exigência chega aos veículos com placas 7 a 0. Conduzir um veículo sem o CRLV em dia é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo para um pátio credenciado até que a situação seja regularizada.

Dúvidas sobre o licenciamento

Para facilitar o atendimento, o site oficial do CET-MG oferece ferramentas que ajudam a sanar dúvidas e solucionar pendências. No portal, os proprietários podem consultar o motivo de um possível não licenciamento e, se necessário, conversar com um atendente via videochamada, onde poderão ser orientados sobre o processo de emissão do CRLV e a quitação de taxas.

Prevenção contra golpes

A CET-MG reforça a importância de atenção ao realizar pagamentos online, especialmente para evitar golpes. As taxas de licenciamento devem ser quitadas apenas nos sites oficiais com a extensão “mg.gov.br”. Ao optar pelo pagamento via Pix, é essencial verificar que o beneficiário da operação seja o Estado de Minas Gerais (CNPJ: 18.715615/0001-60) e que o QR Code seja emitido pelo Banco Itaú S/A.

O órgão orienta que, em caso de dúvidas sobre valores e vencimentos, o proprietário entre em contato diretamente com as autoridades de trânsito, prevenindo-se contra possíveis fraudes em transações online.

 

 

 

 

 

Destaques