Polícia federal investiga adolescente de 14 anos por filiação de Lula ao PL
Ação em Dourados apura registro indevido ocorrido em 2023, com apreensão de dispositivos eletrônicos
Por Plox
31/10/2024 08h49 - Atualizado há 8 meses
Nesta quarta-feira (30), a Polícia Federal (PF) realizou uma operação para investigar a filiação irregular de Lula (PT) ao Partido Liberal (PL), ocorrida em julho de 2023. O cumprimento do mandado aconteceu em Dourados, Mato Grosso do Sul. Segundo informações da CNN, o principal suspeito de realizar o registro é um adolescente de 14 anos.

Durante a operação, os agentes apreenderam o celular e o computador do jovem, que foram encaminhados para perícia.
A ação, nomeada Infiliatio, ocorre após a denúncia da falsa filiação ser reportada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reverteu a situação no ano passado. Na ocasião, o TSE revelou que a senha usada para acessar o sistema pertencia a uma advogada do PL. Entretanto, nesta quarta, novas informações indicam que o menor é o alvo da investigação, conforme divulgado pela TV Globo.
Segundo a PF, não há indícios de um ataque hacker ao sistema do TSE. A suspeita é de que dados falsos tenham sido inseridos diretamente em formulários de filiação. A investigação também abrange a possível participação de um funcionário do PL, que teria moderado o cadastro.
Os investigados podem ser acusados de crimes como invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. A Polícia Federal também busca entender se houve outras fraudes e quais seriam as motivações dos envolvidos.