Política
Publicidade PUBLICIDADE

Ministro sugere troca da carteira de trabalho pelo Bolsa Família, e fala gera polêmica em Minas

Declaração durante evento em Montes Claros provoca debate sobre assistência social e emprego formal; prefeitura e autoridades tentam esclarecer intenção

31/10/2025 às 13:47 por Redação Plox

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do governo Lula (PT), Wellington Dias, provocou debate nas redes sociais ao sugerir que o governo federal deseja que a população troque a carteira de trabalho pelo cartão do Bolsa Família. O comentário foi feito na última segunda-feira (27), durante o lançamento de um programa federal em Montes Claros, Minas Gerais.

Wellington Dias acompanhado do prefeito Kinca Dias (vestido de bege)

Wellington Dias acompanhado do prefeito Kinca Dias (vestido de bege)

Foto: Reprodução/Instagram Kinca Dias


Contexto da declaração

A observação de Wellington Dias veio logo após o discurso do prefeito de Salinas (MG), Kinca Dias (PDT), que abordava temas de superação da pobreza e geração de renda. Segundo o prefeito, “Queremos cada vez mais, como foi dito pelo nosso ministro, que nós possamos, no futuro, trocar a carteira de trabalho.” Ao ouvir, Wellington Dias completou a frase, mencionando troca pela titularidade no Bolsa Família, por conta da saída da pobreza. Kinca encerrou o raciocínio: “Esse é o nosso objetivo”.

Repercussão e esclarecimento

A fala rapidamente ganhou repercussão, gerando críticas à ideia de priorizar um benefício social em vez do emprego formal. Diante da polêmica, Kinca Dias recorreu às redes sociais para explicar que houve uma "dupla interpretação", afirmando que a intenção original era o oposto: destacar a meta de substituir o Bolsa Família pela volta ao emprego formal.

Quando eu disse que o nosso objetivo, que o objetivo do nosso presidente, é que a população troque a carteira de trabalho pelo cartão do Bolsa Família, é que o presidente quer que a população cada vez mais consiga emprego e não dependa mais do cartão Bolsa Família – Kinca Dias

O episódio evidencia a sensibilidade do debate público em torno dos programas sociais e da agenda de emprego no Brasil.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a