Esportes

Cruzeiro chega a 99,99% de chance de vaga na Libertadores após final brasileira

Com G5 garantido e final entre Palmeiras e Flamengo, clube celeste consolida classificação para a Libertadores e pode até terminar em sexto ou sétimo.

31/10/2025 às 10:40 por Redação Plox

O Cruzeiro está virtualmente garantido na próxima edição da Copa Libertadores da América, após a confirmação de uma final entre Flamengo e Palmeiras na atual competição continental. O cenário foi reforçado por uma atualização do departamento de matemática da UFMG, que agora estima em 99,99% as chances de classificação do clube mineiro ao torneio internacional.

Caminho facilitado pela vaga extra do Brasileirão

A definição da final totalmente brasileira ampliou as possibilidades para os times que disputam o Campeonato Brasileiro. Com Flamengo ou Palmeiras assegurando uma vaga na Libertadores por serem finalistas e já garantidos via título, o que antes era um G4 agora se tornou um G5, ampliando o leque de classificados diretos via Brasileirão.

A equipe de Minas continua a sua busca pela conquista do campeonato

A equipe de Minas continua a sua busca pela conquista do campeonato

Foto: Reprodução/ Conmebol.


A equipe celeste, duas vezes campeã da Libertadores, soma atualmente 57 pontos e tem uma vantagem confortável de dez pontos sobre o Fluminense, que ocupa a sexta colocação. O Botafogo também tem 47 pontos, mas aparece atrás do Tricolor carioca pelos critérios de desempate — são 13 vitórias contra 14 do Fluminense.

Probabilidades quase insuperáveis

Mesmo antes da confirmação da final entre brasileiros, as projeções da UFMG já eram bastante otimistas para o Cruzeiro, com chances de 98,89% de avançar à Libertadores. Com apenas nove rodadas restantes para o fim da competição nacional, um revés improvável e uma sequência de combinações negativas seriam necessários para retirar a vaga do time mineiro.

O Cruzeiro só ficaria fora caso não pontuasse mais e os concorrentes diretos tivessem desempenho perfeito na reta final, algo considerado improvável.

Pré-Libertadores ainda é alternativa em cenário extremo

Mesmo em caso de resultados desfavoráveis na sequência do campeonato, o clube ainda teria chance de acesso pela chamada 'pré-Libertadores', aberta para os times que terminarem na sexta e sétima posições — critérios estabelecidos pois o G6 também se ampliou para um G7, diante das novas vagas destinadas ao futebol brasileiro.

Próximo objetivo é se manter entre líderes

Com a classificação praticamente assegurada, o Cruzeiro volta suas atenções para a permanência entre os primeiros colocados do Brasileirão. O próximo compromisso será contra o Vitória, que luta contra o rebaixamento, neste sábado (1º), às 16h, no Mineirão.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a