Extra

Encontro de Bandas emociona público com formatura e homenagens em Fabriciano

Evento gratuito na Praça Marcondes Tedesco reúne 200 músicos e celebra tradição musical local, com destaque para a formatura dos alunos do Programa Mais Música.

31/10/2025 às 18:59 por Redação Plox

Uma manhã de música instrumental e emoções tomou conta da Praça Marcondes Tedesco, no bairro Belvedere, em Coronel Fabriciano, no último domingo (26). O Encontro de Bandas de Música reuniu mais de 500 pessoas da comunidade e cerca de 200 músicos, em uma grande celebração marcada pela formatura dos alunos do Programa Mais Música – Formação Musical.

Fwd: Sugestão de pauta: Música instrumental e homenagens emocionam o público na Praça do Belvedere

Foto: Divulgação

Comunidade mobilizada e incentivo à formação musical

O evento, gratuito e acessível em Libras, contou com diversas corporações musicais da região: Corporação Musical de Antônio Dias (formada por alunos e ex-alunos do próprio programa), Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora (Coronel Fabriciano), União Dionisiana (Baixa Verde, distrito de Dionísio), Orquestra Sinfônica do CAIS (Coronel Fabriciano), Santa Cecília (Ipatinga) e Sociedade Filarmônica Lira Seráfica (Itambacuri).

A ação teve patrocínio da Pedreira Um Valemix e Valemassa, via Lei Rouanet, e apoio de entidades como a Fundação Vovô João Azevedo, Instituto Amarelo e Prefeitura de Coronel Fabriciano. A realização ficou por conta da Criativo Produções e Ministério da Cultura.

Fwd: Sugestão de pauta: Música instrumental e homenagens emocionam o público na Praça do Belvedere

Foto: Divulgação

Música que transforma e emociona

Moradores do bairro acompanharam de perto as apresentações e destacaram o impacto do evento. Para Wanderléia Martins, dona de casa local, a manhã foi especial:

Foi uma manhã linda! A gente se emociona vendo tantos jovens tocando e levando alegria para a praça. É muito importante ter eventos como esse aqui no nosso bairro, porque aproxima as pessoas e mostra o quanto a música transforma. Espero que venham muitos outros – Wanderléia Martins, moradora do Belvedere

A celebração evidenciou o poder de eventos culturais como motores de integração e valorização da tradição local.

Fwd: Sugestão de pauta: Música instrumental e homenagens emocionam o público na Praça do Belvedere

Foto: Divulgação

Iniciativa privada e compromisso social

O Grupo Pedreira Um Valemix, principal patrocinador, reforçou o compromisso com projetos que unem cultura e desenvolvimento social na região. Arthur Azevedo, diretor do grupo, destacou:

Investir em iniciativas como o projeto Mais Música é investir nas pessoas, fortalecer valores, ampliar oportunidades e contribuir para a formação de cidadãos mais sensíveis, criativos e conectados com sua comunidade de Coronel Fabriciano – Arthur Azevedo, diretor do Grupo Pedreira Um Valemix

Homenagem a um ícone da música local

Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem ao Sr. José de Souza Drumond, de 89 anos, ex-integrante da Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora, onde tocou trombone. Ele recebeu uma placa de reconhecimento e uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora na presença das filhas, e compartilhou sua história e gratidão:

Comecei a tocar desde pequeno e sempre me interessei pela música. Toquei durante muitos anos na Banda Nossa Senhora Auxiliadora e participei de muitos eventos lindos como esse Encontro de Bandas. Fico muito feliz de nossa cidade resgatar esse patrimônio histórico e cultural que é a música instrumental. Me sinto honrado de hoje ver o legado da Banda, com esse monte de jovens tocando por aí. Sei da alegria deles porque eu também me emocionava com cada apresentação, com cada nota e com cada aplauso. Fica minha gratidão pela lembrança do meu amor pela Banda e pela música – José de Souza Drumond, homenageado

Formatura e legado musical

A apresentação simbolizou a conclusão de formação dos novos músicos do Programa Mais Música – Formação Musical. Desde 2024, a iniciativa oferece aulas gratuitas de saxofone, flauta, trompete e percussão, fortalecendo a tradição local e incentivando novos talentos.

As atividades, conduzidas sob regência do professor Rodrigo Andrade, ocorrem tanto na sede da Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora como em espaços públicos da cidade. O projeto também tem papel fundamental na renovação da icônica Banda Nossa Senhora Auxiliadora, importante patrimônio cultural de Coronel Fabriciano.

Fwd: Sugestão de pauta: Música instrumental e homenagens emocionam o público na Praça do Belvedere

Foto: Divulgação

Durante um ano, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, promovendo a integração entre diferentes gerações de músicos.

Fwd: Sugestão de pauta: Música instrumental e homenagens emocionam o público na Praça do Belvedere

Foto: Divulgação

Orgulho e compromisso com a cultura

Para Bruno Minafra, gestor cultural da Criativo Produções, os resultados do programa são motivo de orgulho para a comunidade:

O Mais Música é um exemplo de como a arte transforma. Ver esses jovens se formando e se apresentando ao lado de músicos experientes mostra a força da música na formação cidadã e cultural. Esse encontro foi uma celebração da arte, da comunidade e da tradição musical de Coronel Fabriciano – Bruno Minafra, gestor cultural da Criativo Produções

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a