Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
PUBLICIDADE
Lula inicia agenda em Belém com foco na COP30 e compromissos ambientais
Presidente lidera encontros com chefes de Estado e participa de inaugurações antes da conferência global sobre clima
31/10/2025 às 09:51por Redação Plox
31/10/2025 às 09:51
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja neste sábado (1º de novembro) para Belém, onde cumprirá uma intensa agenda voltada para a COP30, conferência internacional do clima. Lula deve permanecer pelo menos dez dias fora de Brasília, liderando atividades e encontros relacionados ao evento.
Lula estará fora de Brasília na próxima semana para compromissos relacionados à COP30, em Belém, onde irá se encontrar com líderes de Estado
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidência comanda cúpula internacional em Belém
Na quinta (6) e sexta-feira (7), Lula irá presidir a Cúpula de Líderes da COP30, etapa anterior à conferência oficial, prevista entre os dias 10 e 21 de novembro. A expectativa é de que pelo menos 50 chefes de Estado compareçam ao Pará para debater estratégias de preservação de florestas, biodiversidade, transição energética, financiamento climático e adaptação global. Na ocasião, ocorrerá também a avaliação dos dez anos do Acordo de Paris.
Entre os convidados internacionais estão a presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen; o presidente francês Emmanuel Macron; e os primeiros-ministros da Alemanha, Friedrich Merz, e do Reino Unido, Keir Starmer, além do príncipe William. No entanto, presidentes dos Estados Unidos (Donald Trump), China (Xi Jinping) e Índia (Narendra Modi) não participarão do encontro.
Compromissos em território paraense e Pernambuco
No primeiro dia em Belém, Lula participa da entrega das obras do Porto de Outeiro, principal terminal hidroviário da região Norte que receberá navios-hotel para acomodação das delegações internacionais. O presidente ainda inaugura melhorias no Aeroporto de Belém ao longo do sábado.
Domingo (2) e segunda-feira (3), estão previstas visitas a comunidades indígenas e quilombolas. Existe também a possibilidade de Lula marcar presença no Festival Global Citizen, no Mangueirão, evento com shows de artistas como Chris Martin (Coldplay), Gilberto Gil, Anitta e Gaby Amarantos, previsto para sábado.
Pós-cúpula, no sábado (8), Lula segue para Fernando de Noronha, onde será lançado um projeto para ampliar a geração de energia solar na ilha.
O que está em pauta na COP30
A COP30 representa a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, considerada o principal espaço mundial de negociação de medidas contra a elevação da temperatura global e os efeitos das mudanças climáticas.
Em edições anteriores, a conferência reuniu cerca de 50 mil participantes, entre líderes, negociadores, cientistas, empresários, sociedade civil e artistas. Crescentes desafios, como redução de gases do efeito estufa, preservação florestal, transição para energia renovável e adaptações estruturais, compõem os debates prioritários.
O objetivo atual das COPs é viabilizar as metas definidas pelo Acordo de Paris, firmado em 2015, que propõe limitar o aumento da temperatura global a no máximo 2°C (com ideal de 1,5°C) até 2100, em comparação aos níveis pré-industriais. Cabe a cada país estabelecer e cumprir metas de redução nas emissões.
A edição em Belém ocorre de 10 a 21 de novembro, antecedida pela cúpula de líderes comandada por Lula. Ao término, será publicada uma resolução que precisará da assinatura dos países-membros da Convenção do Clima da ONU.
A COP30 é vista como decisiva para a agenda ambiental global e para o avanço de compromissos concretos por parte dos países.
Ação mobilizou mais de 2.500 policiais, resultou em 121 mortos — incluindo suspeitos de outros estados e quatro agentes —, além da apreensão de 118 armas e uma tonelada de drogas
Ação mobilizou mais de 2.500 policiais, resultou em 121 mortos — incluindo suspeitos de outros estados e quatro agentes —, além da apreensão de 118 armas e uma tonelada de drogas