Economia

Receita Federal paga lote residual de restituição do IR nesta sexta-feira

Mais de 248 mil contribuintes recebem restituição de outubro; prioridade para idosos, PCDs e professores

31/10/2025 às 06:47 por Redação Plox

A Receita Federal inicia nesta sexta-feira (31) o pagamento do lote residual de restituições do Imposto de Renda referente ao mês de outubro de 2025.

declaração do imposto de renda 2025

declaração do imposto de renda 2025

Foto: Divulgação

Mais de 248 mil contribuintes contemplados

Ao todo, 248.894 contribuintes receberão a restituição, totalizando R$ 602,9 milhões. Deste valor, R$ 349,3 milhões serão destinados a quem tem prioridade legal.

O lote contempla principalmente declarações de 2025 entregues após o prazo, mas já regularizadas, além de valores residuais de anos anteriores.

Prioridades no pagamento

O grupo de prioritários inclui:

  • 6.627 idosos acima de 80 anos;
  • 36.714 entre 60 e 79 anos;
  • 5.040 pessoas com deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
  • 10.871 cidadãos cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 158.775 declarantes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via PIX.

Os demais 30.867 contribuintes deste lote não têm prioridade específica.

Consulta à restituição

A consulta deve ser feita na página oficial da Receita Federal, escolhendo a opção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição". Também existe aplicativo para tablets e smartphones, que permite acompanhar a liberação das restituições e a situação do CPF.

Pelo portal, é possível optar pela consulta simplificada ou completa, monitorando o processamento da declaração e identificando possíveis pendências. Caso haja alguma inconsistência, o cidadão pode realizar as correções necessárias.

Malha fina e regularização

Durante a consulta, o contribuinte descobre se sua declaração foi retida na chamada "malha fina". No portal e-CAC, basta acessar “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, na aba “Processamento”, selecionar “Pendências de Malha” para verificar eventuais problemas e os motivos da retenção.

O acesso ao extrato do IR requer código gerado no site da Receita Federal ou certificado digital. Declarações com pendências só têm restituição liberada após correção ou apresentação de comprovação da legitimidade das informações.

Como receber o valor

A restituição será depositada em conta bancária de titularidade do contribuinte, para garantir a segurança das informações bancárias.

Se o crédito não ocorrer por erro nos dados, a Receita permite o reagendamento do pagamento pelo Banco do Brasil, durante um ano após a primeira tentativa. O reagendamento pode ser feito pelo site do banco (https://www.bb.com.br/irpf) ou pelos seguintes telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras regiões) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Nesse contato, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após atualização dos dados, o contribuinte deve aguardar nova tentativa de crédito.

Se o valor não for resgatado em até um ano, a solicitação deve ser feita pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e selecionando "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a