Ipatinguense é vacinada contra a Covid-19 nos EUA
Joana tomou a primeira dose da vacina da Moderna no dia 29/12 e já está marcado para o final de janeiro a segunda dose
Por Alex Brandão
31/12/2020 14h53 - Atualizado há cerca de 4 anos
A ipatinguense Joana Cristina Stewart de 38 anos, que mora nos Estados Unidos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nessa terça-feira (29). Ela conversou com o Plox e contou como está ocorrendo a vacinação no país norte-americano e sua experiência com a vacina da Moderna.
Natural de Ipatinga-MG e ex-moradora do bairro Bela Vista, Joana Stewart reside atualmente na cidade de Fairfield, no estado americano da Califórnia. Ela é analista financeira da Força Aérea americana, função que é considerada pelo Departamento de Defesa, essencial para o serviço militar.
Segundo Joana Stewart, ela tomou a vacina da Moderna no hospital David Grant Medical Center que fica na base aérea de Travis Air Force, na Califórnia.

“Aqui na nossa base são mais ou menos 6 mil funcionários entre civis e militares e apenas 500 doses foram disponibilizadas nessa primeira fase”, disse a analista financeira.
Joana contou ao Plox que tomou a vacina por volta de 10:00h no horário local e teve que esperar mais 15 minutos no hospital para ter certeza que não teria uma reação adversa ao imunizante.
“Não tive reação nenhuma, dormi bem, não tive febre, nenhuma dor muscular, 100% sem reação”, afirmou Joana.
Após o paciente tomar a primeira dose ele recebe um cartão de vacina que futuramente será obrigatório a apresentação deste em aeroportos e demais locais públicos.

Nos Estados Unidos a vacinação também está obedecendo uma ordem de prioridades, começando com 21 milhões de profissionais de saúde, 3 milhões de idosos em casas de repouso e políticos.
A primeira vacina contra o novo coronavírus aprovada pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) foi a vacina da Pfizer e BioNTech. No dia 18 deste mês a vacina da Moderna se tornou a segunda a receber a aprovação.
Segundo joana, na primeira dose da vacina da Moderna o paciente tem 54% de imunidade contra a covid-19 e no dia 24 de janeiro ela tomará a segunda dose, o que irá elevar para 94% de imunização.