Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
São Paulo enfrenta casos de bactéria causadora de pneumonia
Crianças de Santo André são diagnosticadas com Mycoplasma pneumoniae, gerando alerta
31/12/2023 às 19:42por Redação Plox
31/12/2023 às 19:42
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O estado de São Paulo registrou recentemente cinco casos de infecção pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, conhecida por causar surtos de pneumonia. O alerta veio após diagnósticos positivos em crianças que frequentam a mesma escola em Santo André, na Grande São Paulo.
Foto: Pixabay/Divulgação
Detalhes dos Casos e Medidas de Prevenção
Estes casos, notificados pelo pai de uma das crianças afetadas, envolveram hospitalizações variando de quatro a vinte dias. Além desses cinco casos confirmados, outros quatro alunos apresentaram sintomas semelhantes, mas não tiveram a doença confirmada. A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta em 22 de novembro, destacando o aumento de casos da bactéria em crianças no norte da China e sua ocorrência em outros países.
Comentários de Especialistas
Evaldo Stanislau de Araújo, infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, comentou à Folha sobre o aumento de casos. Ele observou que, embora a bactéria seja tratável com antibióticos, a situação merece atenção, especialmente considerando as condições climáticas e os efeitos do isolamento pandêmico na imunidade das crianças.
Sintomas e Transmissão
Os sintomas da infecção por Mycoplasma pneumoniae são parecidos com os da gripe, incluindo coriza, febre, dor de garganta e tosse seca. A transmissão ocorre através de gotículas no ar, exigindo contato próximo e prolongado. Casos graves são raros, mas o período de incubação pode variar de uma a três semanas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.