Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Inadimplência ultrapassa 73 milhões no Brasil e cresce em 2024

Número de brasileiros com dívidas atinge segundo maior índice do ano; renegociações começam no MegaFeirão Serasa com Desenrola Brasil.

31/12/2024 às 09:40 por Redação Plox

Um levantamento realizado pelo Serasa revelou que o número de pessoas endividadas no Brasil alcançou 73,1 milhões em outubro, representando o segundo maior índice registrado em 2024, atrás apenas dos dados de abril. Para a entidade, o aumento reflete um cenário de agravamento da inadimplência no país, pressionado por juros elevados e dificuldades econômicas.

 

Perfil das faixas etárias mais endividadas
Os brasileiros com idades entre 41 e 60 anos compõem a maior parcela dos inadimplentes, correspondendo a 35,1% do total. Em seguida, aparecem pessoas de 26 a 40 anos (34,0%), enquanto aqueles com mais de 60 anos representam 19,2%. Já os jovens de 18 a 25 anos formam a menor fatia, com 11,8% do total.

Impacto dos juros no orçamento
De acordo com a professora Liliam Carrete, da FEA-USP, o cenário para quem busca quitar dívidas ou evitar novos compromissos financeiros é especialmente desafiador. “Este é o pior momento para contrair dívidas por conta da taxa de juros chegando ao seu pico dos últimos anos”, explica. Liliam sugere que a entrada de 2025 deve ser marcada por esforços para reduzir o endividamento, priorizando a liquidação de débitos mais onerosos e evitando ao máximo novas despesas.

Renegociações e planejamento financeiro
Uma das principais estratégias para lidar com dívidas excessivas é renegociá-las. Liliam recomenda priorizar pagamentos que comprometam mais de 30% da renda familiar. “Sempre comece negociando as dívidas mais custosas, normalmente relacionadas ao cartão de crédito”, orienta.

Além disso, ela destaca que em situações extremas, é necessário reorganizar as prioridades. “Manter a alimentação e a moradia deve ser o foco. Se necessário, abrir mão de bens como automóveis, seja vendendo ou deixando de pagar o financiamento”, afirma.

MegaFeirão Serasa e Desenrola Brasil
Com o objetivo de oferecer alternativas para a renegociação de dívidas, o MegaFeirão Serasa em parceria com o programa Desenrola Brasil terá início na próxima segunda-feira (4). A iniciativa promete auxiliar endividados a renegociar valores com condições mais acessíveis.

Evitar novas dívidas: um desafio em época de estímulos
Embora reduzir o consumo seja essencial, Liliam aponta os desafios dessa prática, principalmente no período de festas de fim de ano. “Há muitos estímulos para compras e a vontade de nos recompensar pelo esforço de um ano inteiro. Mas é melhor fazer um sacrifício agora do que pagar juros muito altos ao longo de 2025”, aconselha.

Cenário de alerta desde 2023
A inadimplência no Brasil vem crescendo desde outubro de 2023, indicando um padrão preocupante para o futuro. Mesmo empréstimos consignados, considerados de menor taxa de juros no mercado, iniciam com taxas de 15% ao ano, o que ainda é um custo elevado. “Minha sugestão é evitar o endividamento”, conclui Liliam, reforçando a importância de ações preventivas e renegociações para quem busca retomar o controle financeiro.

Compartilhar a notícia

Veja também
cafe
ECONOMIA

Cafezinho mais caro: pó de café sobe mais de 60% nos últimos 12 meses

Conheça os investimentos que mais se beneficiaram da alta da commodity, que chegou a subir mais do que a gasolina

Crédito: Reprodução Redes Sociais/Facebook
ECONOMIA

Com futuro incerto, Cemig abre novo plano de demissões voluntárias

Estatal oferece indenização de até R$ 100 mil por desligamento

Sebrae abre inscrições para o Capital Empreendedor 2025
ECONOMIA

Sebrae abre inscrições para o Capital Empreendedor 2025

Startups podem se inscrever gratuitamente até 4 de maio para participar de capacitações e conexão com investidores de risco

conta
ECONOMIA

Conta de luz terá bandeira verde em junho

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano

para você
CPMI ouve ex-dirigentes do INSS sobre fraudes em benefícios
POLíTICA

CPMI ouve ex-dirigentes do INSS sobre fraudes em benefícios

Ex-presidente e ex-diretor prestam depoimento sobre falhas em sistema de biometria e suspeitas de corrupção no INSS

Ônibus com 28 passageiros pega fogo na BR-356 em Muriaé
GERAL

Ônibus com 28 passageiros pega fogo na BR-356 em Muriaé

Veículo seguia de Campos dos Goytacazes para Belo Horizonte quando incêndio começou na traseira. Ninguém se feriu.

Covid-19: São Paulo tem 5 mil postos abertos hoje para segunda dose
SAúDE

Covid-19: São Paulo tem 5 mil postos abertos hoje para segunda dose

Objetivo do Dia V é aumentar cobertura vacinal no estado

CEFET em Timóteo recebe mesa de Futmesa inovadora em aço inox
EDUCAçãO

CEFET em Timóteo recebe mesa de Futmesa inovadora em aço inox

Projeto Intervalo em Movimento ganha reforço com mesa esportiva desenvolvida por instituto em parceria com a Aperam