Extra

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte com raios e ventania no Litoral Norte de SP

Moradores de Caraguatatuba e Ubatuba recebem aviso emergencial por cellbroadcast, enquanto 46 cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina seguem em alerta para chuvas intensas até domingo (4)

31/12/2025 às 11:49 por Redação Plox

Moradores de Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, receberam na manhã desta quarta-feira (31) um “alerta severo” da Defesa Civil por causa do risco de chuva forte com raios e ventania nas cidades.

O aviso foi disparado durante a chuva que atingia a região e chegou aos celulares por meio do sistema de mensagens de emergência, acompanhado de som estridente e vibração.

O alerta foi emitido para Caraguatatuba e Ubatuba. Em caso de emergências, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

O alerta foi emitido para Caraguatatuba e Ubatuba. Em caso de emergências, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Foto: Reprodução / TV Vanguarda.


A notificação surgiu nas telas às 11h19, com o texto enviado pela Defesa Civil:

Chuva forte entre Caraguatatuba e Ubatuba. Tem raios e vento. Atinge municípios vizinhos. Tenha cuidado nas próximas horas. Busque abrigo.

Defesa Civil

Alerta usa tecnologia que interrompe o conteúdo do celular

O sistema de alertas foi desenvolvido pelo governo federal para indicar riscos de desastres e orientar a população. As mensagens utilizam a tecnologia “cellbroadcast”, que faz o aviso “pular” diretamente na tela do aparelho, se sobrepondo a qualquer conteúdo que esteja sendo exibido naquele momento.


O recurso permite atingir rapidamente quem está na área de risco, sem necessidade de cadastro prévio ou conexão à internet.

Região segue em atenção por causa das chuvas

Todas as 46 cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte de SP e região bragantina estão em situação de alerta em razão das chuvas.


De acordo com a Defesa Civil de SP, há previsão de chuvas intensas pelo menos até domingo (4), o que mantém o cenário de atenção em toda a região.


Com o solo mais encharcado pelo volume de água, aumenta o risco de transbordamento de rios, alagamentos e deslizamentos, principalmente em áreas de encosta e regiões já historicamente vulneráveis.

Orientações em caso de emergência

Diante dos alertas, a recomendação é que a população fique atenta às condições do tempo, evite áreas alagadas, não se abrigue debaixo de árvores durante temporais e deixe locais de risco em caso de sinais de deslizamento, como rachaduras, estalos ou inclinação de postes e árvores.


Em situações de emergência, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a