STF encerra julgamento sobre tentativa de golpe atribuída a Bolsonaro com 29 condenações
Supremo encerra análise de 31 réus por tentativa de golpe de Estado em 2025; 29 são condenados, dois absolvidos, e Barroso fala em fim de “ciclos do atraso”
O sistema de transporte sobre trilhos de São Paulo terá operação especial durante toda a virada do ano para atender quem pretende acompanhar as celebrações de Réveillon, principalmente nas estações do entorno da Avenida Paulista, onde ocorre a festa oficial da cidade.
Trem da Linha 5-Lilás da ViaMobilidade. Concessionária não entrará no esquema de funcionamento da madrugada dos sábados.
Foto: Divulgação / ViaMobilidade.
O esquema envolve Metrô, CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade, com estações abertas durante a madrugada, horários estendidos e reforço no atendimento ao público. A circulação será ininterrupta entre a noite de quarta-feira (31/12) e a madrugada de quinta-feira (1º/1), com ajustes específicos em cada sistema.
Por causa da festa na Avenida Paulista, o Metrô adotará esquema especial nas cinco linhas que opera. A Estação Consolação, da Linha 2-Verde, ficará fechada a partir das 10h de quarta-feira (31) e só reabre após as 4h40 de quinta-feira (1º).
Já as estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp, também da Linha 2-Verde, funcionarão durante toda a madrugada, com embarque e desembarque liberados e bilheterias abertas.
As demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata permanecerão abertas para embarque e desembarque até as 2h do dia 1º de janeiro. Depois desse horário, seguirão abertas apenas para desembarque, com bilheterias dentro do horário regular.
Durante a madrugada, a circulação de trens terá frota reforçada:
Linha 1-Azul: embarque e desembarque em todas as estações até as 2h; depois, apenas desembarque até as 4h40 de 1º de janeiro.
Linha 2-Verde: estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp abertas a noite toda para embarque e desembarque, com bilheterias funcionando; as demais operam para embarque e desembarque até as 2h e, após esse horário, apenas para desembarque até as 4h40 de 1º de janeiro.
Linha 3-Vermelha: embarque e desembarque em todas as estações até as 2h; depois, apenas desembarque até as 4h40 de 1º de janeiro.
Linha 15-Prata: embarque e desembarque em todas as estações até as 2h; depois, apenas desembarque até as 4h40 de 1º de janeiro.
Segundo o Metrô, quem for à Avenida Paulista poderá usar pagamento por aproximação diretamente nas catracas com cartões de débito ou crédito. O recurso está disponível nas estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação, da Linha 2-Verde, e também nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. As demais estações da Linha 2-Verde e da Linha 15-Prata receberão o sistema gradativamente nas próximas semanas.
Na Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, as estações Paulista-Pernambucanas e Higienópolis-Mackenzie, mais próximas do palco principal da festa, ficarão abertas 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações da linha funcionarão até as 2h para embarque e, após esse horário, apenas para desembarque até as 4h40 de 1º de janeiro.
Na Linha 5-Lilás, da ViaMobilidade, a operação regular seguirá até a meia-noite. Depois disso, será permitido apenas desembarque ou acesso por transferência até as 4h40 de 1º de janeiro.
A CPTM terá operação de dia útil em 31 de dezembro e de domingo/feriado em 1º de janeiro de 2026. Na madrugada da virada, haverá circulação ininterrupta, com estações abertas para desembarque durante toda a madrugada, até as 4h40.
Nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, as estações funcionarão até a meia-noite. Após esse horário, os trens circularão com intervalos de cerca de 30 minutos, apenas para desembarque ou transferências das linhas de metrô e da CPTM.
O Metrô informou que haverá reforço no quadro de funcionários para garantir atendimento e segurança durante a operação especial. O embarque de bicicletas continua permitido aos sábados, domingos e feriados, exclusivamente no último carro dos trens.
O Réveillon da Avenida Paulista terá dez atrações artísticas ao longo de 14 horas de programação, com apresentações de João Gomes, Ana Castela, Maiara & Maraisa, Belo, Frei Gilson, Padre Marcelo Rossi e Colo de Deus, entre outros.
O evento, organizado pela Prefeitura de São Paulo, contará ainda com uma queima de fogos silenciosa de 15 minutos. Além da festa, o dia será marcado pela 100ª edição da Corrida de São Silvestre, que terá 55 mil inscritos de 48 países, segundo a organização.
Antes do início das atrações principais, o DJ KVSH se apresenta das 8h às 9h30.
A Prefeitura destaca que esta será a maior programação de Réveillon da história da Paulista, com estrutura especial montada ao longo da avenida e telões para o público.
Programação do Réveillon da Paulista 2025:
14h — Colo de Deus
14h30 — Frei Gilson
16h — Padre Marcelo Rossi
18h — João Gomes
19h30 — Belo
20h40 — Maiara & Maraisa
22h — Ana Castela
23h20 — Simone Mendes
1h40 — Latino