Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Todas as bebidas adulteradas no Estado de SP saíam da mesma família , diz delegado-geral

Polícia Civil desmantela fábrica clandestina em São Bernardo do Campo responsável por produzir bebidas que resultaram em pelo menos seis mortes por intoxicação

17/10/2025 às 16:04 por Redação Plox

A Polícia Civil de São Paulo acredita que todas as bebidas adulteradas com metanol apreendidas no Estado tenham sido produzidas em uma fábrica clandestina operada por uma família em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O chefe da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian,

O chefe da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian,

Foto: Redes Sociais


Investigação aponta responsável pelo esquema

Segundo as autoridades, Vanessa Maria da Silva é apontada como a principal responsável pelo esquema e foi presa em flagrante na semana passada. Sua defesa não foi localizada até o momento.

A gente consegue estabelecer um vínculo grande que todas as bebidas saíram, em algum momento, desse círculo familiar que envolve a Vanessa. É óbvio que a investigação continua. O primeiro ciclo dessa cadeia criminosa foi fechado com a operação de hoje. – Artur Dian, delegado-geral da Polícia de São Paulo

Cadeia de produção envolvia família e postos de combustíveis

A investigação identificou que o esquema incluía não apenas Vanessa, mas também seu irmão, pai e cunhado, todos detidos. A família recebia etanol adulterado com metanol de dois postos de combustíveis da região. Os policiais chegaram até esses locais a partir de movimentações financeiras ligadas ao núcleo familiar.

As bebidas adulteradas eram distribuídas para bares e restaurantes, principalmente no Estado de São Paulo. Segundo a polícia, parte das mortes e casos graves de intoxicação já foi diretamente relacionada à fábrica clandestina.

Vítimas e operação policial

O caso ganhou força após a investigação das mortes de dois homens, Ricardo Lopes e Marcos Antônio Jorge Júnior, que consumiram bebida contaminada em um bar da Mooca, já interditado pela Vigilância Sanitária. O estabelecimento declarou colaborar com as investigações e afirma adquirir apenas produtos de fornecedores oficiais, com nota fiscal.

Abastecimento irregular e possível abrangência

De acordo com a polícia, o etanol com metanol utilizado nas bebidas saiu de dois postos do ABC e foi comprado para o esquema clandestino. A origem da substância permanece sendo apurada, inclusive pela Polícia Federal, que investiga se o metanol é proveniente de materiais abandonados por criminosos em operações policiais.

As autoridades descartam qualquer envolvimento de facções criminosas com o esquema até o momento, afastando uma possível ligação com a operação Carbono Oculto.

O combustível que estava na casa da Vanessa foi comprado nesses postos de gasolina e foi constatado que essas bombonas continham etanol com metanol. – Artur Dian, delegado-geral da Polícia de São Paulo

Seguem apurações sobre a extensão do caso

A polícia investiga se a fábrica de São Bernardo do Campo teria fornecido bebidas adulteradas a outros municípios ou Estados, mas ainda não há confirmação dessa expansão. O inquérito segue em andamento para verificar a possível abrangência da distribuição irregular.

Até agora, seis mortes em São Paulo são atribuídas ao consumo das bebidas contaminadas, incluindo casos com consequências graves, como perda de visão.

Compartilhar a notícia

Veja também
Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria
POLíTICA

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria

Ministro justificou que é saúde pública e impactos sociais em seu último dia no Supremo; julgamento ainda aguarda decisão majoritária dos ministros

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos

Companhias aéreas são notificadas por novas regras de bagagem de mão
GERAL

Companhias aéreas são notificadas por novas regras de bagagem de mão

Órgãos como Procon-SP e Ministério da Justiça cobram transparência das empresas, enquanto Câmara dos Deputados acelera projeto que garante gratuidade da mala de mão em voos nacionais.

Corinthians vence Atlético-MG e se afasta da zona de rebaixamento
ESPORTES

Corinthians vence Atlético-MG e se afasta da zona de rebaixamento

Gol de Maycon garante vitória por 1 a 0 na Neo Química Arena e alivia situação do Timão no Brasileirão

para você
Santos reage no segundo tempo e vence o Cruzeiro no Mineirão
ESPORTES

Santos reage no segundo tempo e vence o Cruzeiro no Mineirão

Time paulista supera início difícil e garante vitória por 2 a 1 pela 19ª rodada do Brasileirão

Carga com 300 kg de queijo artesanal é apreendida em rodovia de Uberaba
POLíCIA

Carga com 300 kg de queijo artesanal é apreendida em rodovia de Uberaba

Produto estava sem refrigeração, documentação fiscal ou sanitária; caminhão foi interceptado próximo ao Distrito Industrial 3

STF bloqueia R$ 390 milhões de sindicato de irmão de Lula para cobrir desvio dos aposentados
POLíTICA

STF bloqueia R$ 390 milhões de sindicato de irmão de Lula para cobrir desvio dos aposentados

Polícia Federal investiga lavagem de dinheiro com descontos indevidos do INSS; Justiça também autorizou quebra de sigilo de dirigentes desde 2020

Operação da PF apreende carros de luxo em investigação sobre sindicato ligado a irmão de Lula
POLíCIA

Operação da PF apreende carros de luxo em investigação sobre sindicato ligado a irmão de Lula

Ferrari, Porsche, Volvo, cofres e armas foram recolhidos durante ação da Polícia Federal em 9 estados, incluindo o DF, como parte da Operação Sem Desconto