Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Timóteo atualiza Código Tributário e amplia benefícios para população vulnerável

Atualização inclui isenção de IPTU para famílias de baixa renda com dependentes autistas, com síndrome de Down ou microcefalia, além de novas medidas de incentivo ao desenvolvimento e segurança pública.

15/10/2025 às 16:02 por Redação Plox

A proposta de atualização do Código Tributário Municipal de Timóteo avança na Câmara Municipal com o objetivo de modernizar a legislação, beneficiar a população e incentivar o desenvolvimento econômico. Elaborado pelo Poder Executivo, o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 018/2025 ganhou apoio dos vereadores e já passou pelas comissões do Legislativo.

Projeto melhora a justiça fiscal e sugere isenções e diminuições nas taxas.

Projeto melhora a justiça fiscal e sugere isenções e diminuições nas taxas.

Foto: Divulgação


Incentivos para população vulnerável

Entre as principais mudanças está a ampliação da isenção do IPTU para pais ou responsáveis legais de pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down e microcefalia, desde que tenham renda de até três salários mínimos. Essa medida busca contemplar famílias em situação de vulnerabilidade e promover justiça fiscal no município.

Reforço na segurança e modernização tributária

Outra novidade é o novo uso da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (COSIP), que passa a permitir investimentos na instalação e expansão de sistemas de vídeomonitoramento, colaborando com o fortalecimento da segurança pública local. Essa alteração segue as diretrizes estabelecidas pela Emenda Constitucional nº 132/2023.

Taxas menores para projetos e setores essenciais

O projeto propõe a criação de uma taxa de aprovação de projeto com valor reduzido para construções de até 900 m² que atendam à Lei da Aprovação Responsável Imediata (ARI), válida para habitações unifamiliares, coletivas, edificações de uso misto, comercias e institucionais. É obrigatória a apresentação de responsável técnico e o cumprimento integral da legislação vigente.

Essa medida busca dar celeridade aos processos de aprovação de projetos e incentivar inclusive a regularização das construções. Larissa Oliveira, subsecretária de Receitas da Secretaria de Fazenda de Timóteo

Os projetos em conformidade com a Lei ARI terão taxa 50% menor em comparação ao trâmite comum, facilitando a regularização e estimulando novos investimentos.

Benefícios para setores econômicos e eventos beneficentes

Com foco no desenvolvimento econômico, o projeto amplia a isenção da taxa de horário especial para um grupo de setores, como serviços funerários, bares, restaurantes, pizzarias, padarias e academias. Para os demais segmentos, o valor da taxa terá redução de 70%.

A proposta também prevê isenção total da taxa para realização de eventos de caráter estritamente beneficente, como estímulo a ações de solidariedade.

Com esse senso de justiça fiscal, a gente propôs também a isenção da taxa de realização de eventos de caráter estritamente beneficente, como forma de favorecer e incentivar ações de cunho solidário. Larissa Oliveira, subsecretária de Receitas da Secretaria de Fazenda de Timóteo

Adequação à legislação federal e transparência

O substitutivo altera, revoga e acrescenta dispositivos do Código Tributário Municipal para integrar as recentes mudanças da Emenda Constitucional nº 132/2023, que instituiu um novo sistema tributário nacional, e da Lei Complementar nº 208/2024. Segundo a Prefeitura, a proposta propicia maior segurança jurídica, evita conflitos com normas federais e aprimora mecanismos de arrecadação e fiscalização.

Não estão previstas majorações de alíquotas nem criação de novos tributos; o foco está em garantir justiça fiscal, proteger a população de menor renda e promover um ambiente econômico mais favorável.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a