Jovem foge da polícia e abandona drogas em Caratinga
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM
Coronel Fabriciano conquistou o primeiro lugar estadual no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, na categoria Educação para municípios com mais de 100 mil habitantes. O município é o único representante do Leste de Minas a ser reconhecido como referência em ensino público de qualidade. A cerimônia de premiação, organizada pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Áquila, ocorreu em Belo Horizonte, no dia 14 de outubro.
O município se destaca como o único do Leste de Minas a ser reconhecido como referência estadual em educação pública de qualidade.
O resultado consolida Coronel Fabriciano como uma referência na educação pública do estado e reforça o trabalho da administração local ao longo dos últimos anos. Coronel Fabriciano foi o único município de sua região a chegar à final e agora celebra o título estadual.
Segundo o prefeito Sadi Lucca, o destaque alcançado é consequência do planejamento estratégico, de investimentos e da valorização da rede de ensino.
Esse Prêmio é fruto de investimento que estamos realizando desde 2018 em infraestrutura, dando às nossas crianças espaço para ensino de qualidade. Nosso IDEB subiu nos últimos anos. Tudo isso é reflexo de políticas públicas realizadas pela nossa Gestão. Ver a cidade reconhecida como uma educação eficiente é fruto de muito trabalho.– Sadi Lucca, prefeito de Coronel Fabriciano
O secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, afirmou que os resultados refletem a seriedade do trabalho e o atendimento aos principais requisitos de avaliação. Ele ressaltou avanços em taxa de analfabetismo, evasão escolar, IDEB, acesso à educação infantil e aplicação dos recursos do FUNDEB.
Desde 2018, a Prefeitura de Coronel Fabriciano tem realizado uma série de iniciativas para fortalecer o sistema de ensino municipal, beneficiando cerca de 10 mil alunos. Entre as ações implementadas estão a entrega de uniformes completos e kits escolares, a reforma e modernização das escolas, implantação do programa Aprende Brasil (que inclui aulas de inglês desde o 1º ano), lançamento do Programa Educação Empreendedora em parceria com o SEBRAE e a construção da Escola Municipal Reverendo Mário dos Santos, conhecida como Escola do Futuro, que contou com investimento aproximado de R$ 16 milhões.
Outras escolas da rede municipal também passam por reformas e ampliações para garantir espaços mais acessíveis e adequados para alunos e servidores.
O Prêmio Band Cidades Excelentes adota o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que reúne 71 indicadores analisados em seis áreas: Governança; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Os municípios concorrentes são divididos conforme o porte populacional. A edição de 2025 premiou as cidades que apresentaram os melhores resultados em seus respectivos grupos ao longo do último ano.
Uma das marcas da Gestão Novos Tempos é a distribuição anual de kits escolares a todos os cerca de 10 mil estudantes da rede municipal. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professores também recebem o material. Em 2025, foram entregues 89 mil peças de uniformes, incluindo camisas, regatas, short saia para as meninas, bermudas para os meninos, conjuntos de agasalho, meias e tênis. O investimento com recursos municipais próprios somou R$ 3.561.131,90.
Com o título estadual em Educação, Coronel Fabriciano irá representar Minas Gerais na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, prevista para o mês de dezembro, em Brasília.
A conquista da cidade reforça o papel das políticas públicas locais na promoção do ensino de qualidade e na melhoria dos indicadores educacionais.
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM