Jovem foge da polícia e abandona drogas em Caratinga
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM
O Governo de Minas Gerais iniciou nesta segunda-feira (13/10) as aulas práticas do Curso de Formação de Examinadores de Trânsito, voltadas para professores da Educação Básica e servidores ativos da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). O curso busca tornar as avaliações práticas de direção mais didáticas e alinhadas às tendências pedagógicas atuais.
A iniciativa visa assegurar que os candidatos estejam aptos a se tornarem condutores, contribuindo para a segurança viária em Minas Gerais.
A formação investe em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, capacitando examinadores para avaliar futuros condutores em processos de habilitação, renovação e reabilitação. O objetivo central é desenvolver competências essenciais para garantir mais segurança viária em Minas Gerais.
O curso teórico começou em agosto, com a participação de 264 pessoas. Agora, os participantes avançam para as atividades práticas, realizadas na Academia do Corpo de Bombeiros em Belo Horizonte, com previsão de encerramento para sexta-feira (18/10).
A formação é um passo importante dentro do Programa de Educação para o Trânsito da CET-MG, levando o tema para dentro das escolas. O curso conta com aulas teóricas, que já somam cerca de 80 horas, e agora começamos as práticas, com vivências em instrução e mecânica. – Christiane Bolda Lazzarotti, superintendente de Habilitação
Nessa etapa, os alunos têm contato direto com veículos e simulam situações reais enfrentadas pelos examinadores. Durante as práticas, aprendem a operar o duplo comando, alternam entre os papéis de examinador, instrutor e condutor, além de focar em estratégias de segurança, visibilidade e identificação de pontos cegos.
Além das dinâmicas dentro dos veículos, haverá observações externas em diferentes partes do percurso, com destaque para o acompanhamento de motocicletas. Os alunos também farão a checagem das condições dos veículos e participarão de atividades teóricas sobre sinalização e comportamento seguro no trânsito, totalizando 44 horas de capacitação.
Para muitos professores, participar da formação representa uma oportunidade inédita de aproximação com o tema.
Resolvi fazer a formação de Examinadores de Trânsito, por ser uma oportunidade aberta para nós professores estaduais. Fui aprovada e participei da parte teórica on-line, que tem sido uma vivência muito interessante. Agora, as aulas práticas irão somar para essa experiência, que é muito importante para nós professores. – Tatiane Soares, professora da rede pública de Minas Gerais
O Programa de Formação e Desenvolvimento de Examinadores de Trânsito (PFDE) é resultado de uma parceria entre a Seplag-MG, CET-MG e a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). Com essa ação, o quadro de examinadores será ampliado, permitindo inserção da Educação para o Trânsito no contexto escolar e contribuindo para formar cidadãos mais conscientes.
Os examinadores formados não substituirão os profissionais já em atuação, mas vão atuar de forma complementar. As escalas consideram o funcionamento normal das escolas estaduais, mantendo a regularidade das atividades educacionais.
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM