Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Polícia desmantela esquema de etanol contaminado que causou mortes em SP

Chefona de quadrilha é presa em operação que flagrou postos no ABC Paulista vendendo etanol adulterado para produção clandestina de bebidas. Dois homens morreram após consumir o produto.

17/10/2025 às 17:55 por Redação Plox

A Polícia Civil de São Paulo identificou pelo menos dois postos de combustíveis na região do ABC Paulista associados a casos recentes de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. Durante uma operação realizada nesta sexta-feira (17), autoridades ligaram estabelecimentos em São Bernardo do Campo e Santo André à distribuição de combustível utilizado em produções clandestinas.

*

Investigação aponta origem do combustível adulterado

O delegado-geral Artur Dian revelou que o combustível apreendido na casa de Vanessa Maria da Silva, que comandava uma fábrica clandestina de bebidas, foi adquirido nesses postos. A polícia apurou que integrantes da família de Vanessa, incluindo o pai, marido e cunhado, participavam do esquema criminoso.

O combustível que estava na casa da Vanessa foi comprado nesses postos de gasolina. E foi constatado que essas bombonas continham etanol com metanol. E isso é comprovado através dos pagamentos efetuados pelo núcleo da Vanessa, por ela ou por terceiros ligados a ela, como uma mulher chamada Gabriela, que foi que fez os pagamentos. Tanto essa Gabriela, a Vanessa e o garrafeiro que se conectam com a Vanessa – Artur Dian

Bebidas falsificadas abasteciam bares

Segundo as investigações, as bebidas vendidas para bares recebiam a mistura de etanol contaminado com metanol. A fiscalização desses estabelecimentos já está em andamento e, de acordo com o delegado, estão previstas sanções como multas e possíveis interdições para locais envolvidos com a distribuição desse tipo de produto.

Prisão de principal suspeita e vítimas

Vanessa foi presa na última sexta-feira (10) durante uma operação em São Bernardo do Campo. Segundo Artur Dian, ela “fria e não mostra arrependimento”. A ação policial ocorreu ao rastrear a bebida consumida por dois homens em um bar na Mooca, Zona Leste de São Paulo. Ambos morreram após a ingestão, tornando-se as primeiras vítimas fatais dessa série de intoxicações em São Paulo.

Mais vítimas e consequências do consumo de metanol

Além dos casos fatais, um terceiro homem, intoxicado após consumir álcool adulterado no bairro Planalto Paulista, permanece internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apresentando quadro de cegueira – um dos sintomas associados à ingestão de metanol.

As autoridades continuam a fiscalizar estabelecimentos e rastrear o caminho do etanol adulterado, reforçando o alerta sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa.

Compartilhar a notícia

Veja também
Moraes libera almoço de aniversário para filha de Bolsonaro em prisão domiciliar
POLíTICA

Moraes libera almoço de aniversário para filha de Bolsonaro em prisão domiciliar

STF autoriza ex-presidente a celebrar 15 anos de Laura com grupo restrito em casa; visitas seguem limitação e inspeção judicial.

Deolane Bezerra se arrepende de apoio a Lula e critica escândalo no INSS
POLíTICA

Deolane Bezerra se arrepende de apoio a Lula e critica escândalo no INSS

Influenciadora diz não ter vergonha de mudar de opinião sobre o presidente, cobra explicações sobre recursos para idosos e pede reflexão nas próximas eleições.

STF cobra defesa de Collor por falha em tornozeleira eletrônica
POLíTICA

STF cobra defesa de Collor por falha em tornozeleira eletrônica

Ministro Alexandre de Moraes exige explicações após monitoramento de Collor ser interrompido por mais de 36 horas e omissão de comunicação à Corte

Troca de insultos entre Gilmar Mendes e Fux causa tensão no STF
POLíTICA

Troca de insultos entre Gilmar Mendes e Fux causa tensão no STF

Discussão durante intervalo da sessão expõe desconforto após pedido de vista no caso Sergio Moro e críticas à Lava Jato

para você
POLíCIA

Mulher mata namorado envenenado após desistência de casamento em Ribeirão das Neves

Crime ocorreu na Região Metropolitana de Belo Horizonte; suspeita usou veneno de rato e asfixia para cometer o homicídio

Concurso da Educação em MG oferece quase 14 mil vagas e salários de até R$ 6,9 mil
EDUCAçãO

Concurso da Educação em MG oferece quase 14 mil vagas e salários de até R$ 6,9 mil

Inscrições para o concurso da SEE-MG terminam nesta quinta-feira (21) e contemplam oportunidades em todas as regiões de Minas Gerais

Sine
EMPREGO

Sine oferece mais de 400 oportunidades de emprego no Vale do Aço; saiba quais

Ipatinga é o município que detém mais vagas, com 460 oportunidades sendo ofertadas nas funções pedreiro, assistente administrativo, eletricista de instalações, pintor de obras, vendedor de comércio varejista, entre outras profissões

Ministro afirma que horário de verão não será retomado em 2025
ECONOMIA

Ministro afirma que horário de verão não será retomado em 2025

Alexandre Silveira destaca segurança energética e descarta necessidade da medida neste ano