Jovem foge da polícia e abandona drogas em Caratinga
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM
A galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, abriga até o dia 31 de outubro a exposição “Ressignificando o agregado siderúrgico”. O evento apresenta peças de artesanato confeccionadas por alunas do curso promovido pelo projeto Agregando Arte - Ano II, que utiliza como matéria-prima o resíduo das indústrias do aço. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sábado, das 12h às 20h.
Entre os trabalhos expostos estão bijuterias, artigos de decoração e adornos religiosos, todos produzidos a partir do agregado siderúrgico. O conjunto de obras integra a segunda edição do projeto que une arte, sustentabilidade e economia criativa.
A mostra “Ressignificando o agregado siderúrgico” está aberta ao público na galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, desde a última quinta-feira (09/10).
O Agregando Arte é liderado pela artista visual Rosane Dias, com patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, viabilizados via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Entre as atrações, estão uma parede que retrata patrimônios locais, uma instalação feita com folhagens usando o material industrial e até um tapete construído inteiramente com o resíduo.
A mostra apresenta peças de artesanato sustentável, com destaque para bijuterias, itens de decoração e adornos religiosos.
As oficinas proporcionaram às participantes um contato personalizado com as técnicas. Cada artesã imprimiu sua própria identidade nas criações, fortalecendo o vínculo com a comunidade e promovendo outra percepção sobre o agregado siderúrgico.
As participantes foram tratadas de maneira individualizada durante o curso, cada uma imprimindo a sua identidade nas peças. Uma iniciativa que tornou a Usiminas mais presente na comunidade, com um material gerado dentro do processo da indústria. E para além do aço, o projeto incentivou a transformar o olhar sobre o agregado siderúrgico e dar oportunidade de formação para essas mulheres tão criativas – Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas
O aprendizado não ficou restrito à técnica: as alunas conheceram de perto o processo industrial e a história de Ipatinga, incluindo visitas à usina e a patrimônios locais que inspiraram as obras.
A iniciativa é conduzida pela artista visual Rosane Dias, contando com o patrocínio da Usiminas e o apoio do Instituto Usiminas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Segundo Rosane Dias, a formação durou sete meses e compartilhou métodos desenvolvidos a partir de uma pesquisa pioneira no uso do agregado siderúrgico no artesanato. O curso abordou temas como identidade territorial, preparação do material, pigmentação, design e empreendedorismo.
As peças refletem um conceito sólido de sustentabilidade e economia circular, além da originalidade das vivências de cada participante.
A exposição está aberta para visitação gratuita até 31/10, de terça a sábado, das 12h às 20h.
A curadora da mostra, Cibele Teixeira, destacou o desafio de criar cenários que valorizassem a produção das alunas, explorando as possibilidades do material e a qualidade artística do trabalho coletivo.
A equipe do projeto Agregando Arte Ano II ainda conta com profissionais de produção, assessoria de imprensa, design gráfico, fotografia e vídeo, todos colaborando para dar visibilidade a esse percurso criativo local.
Artesanato desenvolvido pelas alunas do curso promovido pelo projeto Agregando Arte.
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM